Messenger recebe a funcionalidade de segurança mais desejada pelos utilizadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Meta (ex-Facebook) anunciou a disponibilização de novas opções de privacidade para todos os utilizadores do Messenger. A partir de agora, todas as formas de comunicação desta plataforma passam a contar com encriptação de ponta-a-ponta.

Em rigor, a empresa acaba de libertar a opção de encriptar todas as comunicações feitas em grupos de conversação. Seja por voz, vídeo ou texto, todas as mensagens enviadas ficarão longe de olhares indiscretos.

Messenger já encripta todas as formas de comunicação dos seus utilizadores

Importa notar que a plataforma de comunicação da Meta já possuía encriptação de ponta-a-ponta. Contudo, esta reserva de privacidade só estava disponível em chats individuais, ou seja, de um para um.

Agora, contudo, também os grupos de conversação usufruirão desta importante medida de segurança nas suas comunicações. Findo o período de testes desta funcionalidade, é chegado o momento de a disponibilizar a todos os utilizadores do Messenger.

Importa notar que esta funcionalidade não estará ativa por defeito. Isto significa que se quiseres iniciar um grupo de conversa com mensagens encriptadas, terás de ir às definições e criar uma sala de conversação encriptada.

Uma vez definida esta forma de comunicação, todos os membros daquela sala de conversação terão o descanso de que todas as suas mensagens serão encriptadas. Apenas os participantes daquela sala conseguirão ler as mensagens enviadas pelos restantes membros do grupo.

GIF´s, stickers, reações ou respostas passam a estar todas encriptadas

É importante notar que, com a nova atualização, todas as formas de expressão passarão a ser encriptadas de ponta-a-ponta. Significa que também os GIF´s, stickers, reações ou respostas diretas serão encriptadas.

Passará ainda a ser possível reenviar uma determinada mensagem para outro contacto. Para isso, basta fazer uma pressão longa numa mensagem para recebermos a opção de reenviar essa mesma mensagem.

Outra novidade anunciada prende-se com as notificações de capturas de ecrã. Esta será despoletada sempre que alguém fizer uma captura de ecrã em qualquer mensagem temporária.

Por fim, mas não menos importante, temos a introdução dos distintivos verificados que atestam a autenticidade das contas, guardar multimédia com uma pressão longa e edição de fotografia ou vídeo diretamente na app.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp prepara novidades para grupos na app de mensagens
  • Instagram testa modalidade de subscrição paga para 'ajudar' influencers
  • 32 jogos e apps bons demais para serem grátis na Google Play Store
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.