Messenger recebe a funcionalidade de segurança mais desejada pelos utilizadores

Carlos Oliveira
Comentar

A Meta (ex-Facebook) anunciou a disponibilização de novas opções de privacidade para todos os utilizadores do Messenger. A partir de agora, todas as formas de comunicação desta plataforma passam a contar com encriptação de ponta-a-ponta.

Em rigor, a empresa acaba de libertar a opção de encriptar todas as comunicações feitas em grupos de conversação. Seja por voz, vídeo ou texto, todas as mensagens enviadas ficarão longe de olhares indiscretos.

Messenger já encripta todas as formas de comunicação dos seus utilizadores

Importa notar que a plataforma de comunicação da Meta já possuía encriptação de ponta-a-ponta. Contudo, esta reserva de privacidade só estava disponível em chats individuais, ou seja, de um para um.

Messenger

Agora, contudo, também os grupos de conversação usufruirão desta importante medida de segurança nas suas comunicações. Findo o período de testes desta funcionalidade, é chegado o momento de a disponibilizar a todos os utilizadores do Messenger.

Importa notar que esta funcionalidade não estará ativa por defeito. Isto significa que se quiseres iniciar um grupo de conversa com mensagens encriptadas, terás de ir às definições e criar uma sala de conversação encriptada.

Uma vez definida esta forma de comunicação, todos os membros daquela sala de conversação terão o descanso de que todas as suas mensagens serão encriptadas. Apenas os participantes daquela sala conseguirão ler as mensagens enviadas pelos restantes membros do grupo.

GIF´s, stickers, reações ou respostas passam a estar todas encriptadas

É importante notar que, com a nova atualização, todas as formas de expressão passarão a ser encriptadas de ponta-a-ponta. Significa que também os GIF´s, stickers, reações ou respostas diretas serão encriptadas.

Passará ainda a ser possível reenviar uma determinada mensagem para outro contacto. Para isso, basta fazer uma pressão longa numa mensagem para recebermos a opção de reenviar essa mesma mensagem.

Outra novidade anunciada prende-se com as notificações de capturas de ecrã. Esta será despoletada sempre que alguém fizer uma captura de ecrã em qualquer mensagem temporária.

Por fim, mas não menos importante, temos a introdução dos distintivos verificados que atestam a autenticidade das contas, guardar multimédia com uma pressão longa e edição de fotografia ou vídeo diretamente na app.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.