lumia-950

Se muitos podíamos, e podemos claro, não gostar da interface do Windows Phone, argumentando para tal que o mesmo não era passível de ser personalizado à nossa maneira, não podemos continuar a dizê-lo.

De facto, a liberdade de personalização daquilo que define mais um smartphone como teu e não de outra pessoa, é o início, ou seja, os ecrãs principais que encontramos no Android, a lista de aplicações do iPhone ou, no caso dos smartphones Windows, o famoso Start Menu. gettingstarted-concept-all-accent-colorsContudo, quando o Windows Phone 7 foi lançado, o menu iniciar era estranho, isto é, só podias definir dois tamanhos para as Live Tiles e não havia qualquer tipo de opção para escolha de uma imagem de fundo. Escolhias uma cor, de 20 disponíveis, e pronto, fim da personalização. Quem gostasse do azul colocava azul, quem gostasse do vermelho aplicava vermelho. Quem fosse fã das cores preta ou branca, teria de optar por outra porque essas não faziam parte do leque de cores disponíveis.

   

Deste modo, para muitos, o “não” foi, ou era, uma resposta fácil. Eu próprio pensava como era possível, um bem tão pessoal poder permitir que o gosto individual pudesse ver nele tamanha limitação. Porém, vários aspetos foram alterados desde então.

Nokia_Lumia_1520_35829228-7195

Com efeito, no Windows Phone 8, um novo tamanho de Tiles foi criado e mais quadrados puderam ser colocados no teu menu iniciar para que, com isso, não fosse necessário andar eternamente à procura da aplicação que se procurava. Adicionalmente, com o Windows Phone 8.1, surge um rosto totalmente novo nos smartphones Windows porque, depois da terceira coluna implementada pela Microsoft no Lumia 1520 ter sido tão apreciada, a marca decidiu dar a todos os utilizadores a oportunidade de, mesmo nos dispositivos mais pequenos, como é o caso do Lumia 620, fazerem o mesmo. Todavia, para além da nova coluna, a terceira, foi possível colocar uma imagem sobre as Tiles e as mesmas passaram a refletir esse fundo escolhido pelo utilizador, ao seu gosto. Embora isto tenha acontecido, a grelha de cores disponíveis continuava a ser a mesma, quatro anos depois. Contudo, ainda não era aquilo que os consumidores apelavam realmente e a sua vontade apenas se fez sentir com a última versão disponibilizada, até à data.

microsoft Lumia 550 4gn 4

Assim, no Windows 10 Mobile, a tua imagem pode agora ocupar todo o ecrã, sem interferência dos espaços entre os mosaicos já tão falados. Para além disso, os mesmos podem ser opacos ou totalmente transparentes e isso conduz a um nível de personalização que não existia até ao momento neste sistema, não esquecendo que agora tens 48 cores para aplicar. Porém, as novidades não ficaram por aí e, nos dispositivos de maior dimensão, uma quarta coluna de Live Tiles pode ser adicionada para que o espaço do teu ecrã seja, todo ele, aproveitado ao máximo. Atende só que, se não fores fã deste novo estilo, que até agora tem sido introduzido pela empresa de Redmond, podes deixar tudo como sempre esteve, simples, ou seja, as alternativas estão presentes e nenhuma funcionalidade veio substituir a anterior, continuam lá todas. As Live Tiles, por sua vez, embora tenham perdido alguma da sua magia com o centro de notificações introduzido com o Windows Phone 8.1, estão melhores ainda e sempre prontas para te mostrar as informações de que delas esperas receber.

Em suma, a personalização é um tema que revela amadurecimento para quem segue a plataforma há algum tempo e, cada vez mais, pode ser algo chamativo para ti, como novo utilizador, ou cativante para quem já possui um smarphone com este sistema operativo. Com isto, fica mais uma prova de que o Windows 10 Mobile veio para tentar apelar a todos os utilizadores e a personalização faz parte dessa estratégia.

Talvez queiras ver:

Desde cedo comecei a interessar-me pelo que podia fazer no computador. Porém, a grande paixão surgiu com o primeiro telemóvel e complementou-se com os smartphones. Nada há a dizer, são simplesmente fantásticos e úteis em todo o tipo de situações.