Mensagens Google: o melhor recurso chegou para melhorar as nossas vidas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google terá terminado a distribuição de um recurso fantástico para uma das suas melhores aplicações grátis, a Mensagens, a app de gestão de SMS, que sinceramente já faz muito mais. Com efeito, temos agora a encriptação de ponta a ponta nas conversas de grupo neste mesmo serviço.

É verdade. Sabias que, à semelhança dos grupos de WhatsApp, também podes criar conversas ou chats de grupo na típica app de mensagens da Google? Aliás, tal como no WhatsApp, também nesta aplicação temos agora a criptografia aplicada nestas conversas.

Encriptação de ponta a ponta para grupos chega às Mensagens Google

Mensagens Google

O recurso, já presente nas mensagens convencionais, chega agora às conversas de grupo na app em versão Beta. Portanto, se fores um dos "testadores", caso tenhas aderido ao programa Beta desta aplicação Google, já poderás tirar partido do recurso e o mesmo se aplica aos demais participantes das conversas em grupo.

Mais ainda, a aplicação Mensagens Google já inclui vários recursos de segurança como a encriptação de ponta a ponta na troca normal de mensagens com um contacto. Ou seja, num chat privado, ou conversa singular. Porém, até ao momento, esta mesma proteção não estava disponível para as conversas com três ou mais pessoas através da app em apreço.

Chat na app Mensagens Google fica mais seguro neste início de 2023

Importa ainda recordar que esta capacidade fora anunciada pela Google pouco depois do seu evento anual, a Google I/O 2022. A promessa, então, fora de uma distribuição não demorada, algo que objetivamente não se verificaria.

Mensagens Google

A missiva que chegou à imprensa, detalhava o desenvolvimento e aplicação de novos recursos para esta app como a supracitada criptografia para os chats de grupo. O recurso, porém, tardou em chegar por razões que desconhecemos.

Agora, a tecnológica norte-americana disponibilizou uma versão Beta da Mensagens Google. A app onde, finalmente, esta proteção também contempla as conversas de grupo.

O utilizador pode conferir a sua presença sempre que, ao lado de uma nova mensagem, é apresentado o pequeno ícone do cadeado (), sinalizando a encriptação ponto a ponto no Mensagens.

Tal como indica a própria Google:

As conversas encriptadas ponto a ponto têm:

  • Uma faixa que diz " A conversar com [nome ou número de telefone do contacto]".
  • Um cadeado junto à data/hora da mensagem.
  • Um cadeado no botão de envio quando compõe uma mensagem.

Google continua a melhorar a app e publicitar o padrão RCS

Happy New Year, Apple! Your users deserve to finally have a modern texting experience. Here’s a little #CES gift from us to you: Code to start upgrading to RCS! #GetTheMessage pic.twitter.com/kyaGFJ5dLT

— Android (@Android) 5 de janeiro de 2023

Para os utilizadores prolíferos da aplicação Mensagens da Google esta é uma benesse em gradual distribuição através da Play Store com a mais recente versão Beta. As novidades, em abono da verdade, foram primeiramente reportadas pela publicação 9to5Google.

A todos os utilizadores da aplicação, podem sempre aderir ao programa Beta e receber em primeiro lugar as novidades. De qualquer modo, este é apenas mais um exemplo, o mais recente, das capacidades de comunicação rica providenciada pelo padrão RCS (Rich Communication Services).

Por fim, recordamos que o Rich Communication Services é um protocolo de comunicação entre operadoras de telecomunicações e redes móveis e operadora em si. Foi introduzido visando substituir mensagens SMS por um sistema de mensagens de texto mais rico.

Get excited about how we're building a better messaging experience with RCS: https://t.co/Umtibog7kp

— Android (@Android) 6 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.