Mensagens da Google: app de mensagens inspira-se no Gmail e Tinder

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A app de mensagens da Google, justamente apelidada Mensagens da Google, receberá uma função particularmente útil e intuitiva que encontramos, por exemplo, no Gmail e até no Tinder. Mais concretamente, temos novos gestos e ações com base em swipes na app.

Os utilizadores poderão, por exemplo, arquivar ou ignorar rapidamente uma SMS recebida na aplicação Google Mensagens ao fazer um deslize. Isto é, ao arrastar uma determinada mensagem para a direita, ou para a esquerda na aplicação grátis da Google.

Arrasta para gerir a caixa de entrada na app Mensagens da Google

Google Messages will soon let you customize or even disable swipe actions [Gallery] https://t.co/hAtNLwnD8w by @SkylledDev & @evowizz

— 9to5Google (@9to5Google) 16 de junho de 2022

As novidades foram descobertas pela publicação 9to5Google ao analisarem o pacote da aplicação Mensagens Google. Mais concretamente, ao analisar o ficheiro .APK da versão beta (de testes) desta aplicação de mensagens para Android.

Ficamos assim a saber que o utilizador poderá, muito em breve, personalizar as ações e comportamentos dos comandos de arrasto, os swipes. Assim, por exemplo, poderão fazer mais do que arquivar uma SMS, comando já disponível nas versões atuais.

Segundo o relato da fonte supracitada teremos um leque de "Swipe Actions", ou ações ao arrastar uma mensagem a partir da caixa de entrada. Desse modo, será mais fácil eliminar uma conversa, caso o desejem, ao simplesmente arrastar essa SMS.

Gestos serão personalizáveis pelo utilizador na app de mensagens

Mensagens Google

Na prática, a nova mecânica funcionará de modo muito similar ao que temos atualmente na Caixa de Entrada do Gmail. Aí já temos a opção de arquivar, ou esconder rapidamente um email. Tudo com base em simples gestos e controlos intuitivos.

Importa frisar, contudo, que estas opções estão atualmente a ser desenvolvidas pela Google. A análise da 9to5Google foi feita a uma APK da versão de testes desta aplicação, pelo que não temos ainda uma data definida para a sua distribuição.

Não obstante, não deverá tardar até que este rol de novidades seja disponibilizado para a aplicação Android. A partir daí, será uma questão de atualizarem a app de mensagens a partir da Google Play Store para tirar partido das melhorias.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.