Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Os 10 melhores gira-discos a comprar em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 9 min.

A nostalgia do vinil veio recuperar o interesse nos gira discos vintage e até no leitor de vinil portátil. Por isso selecionamos os melhores gira-discos que podes comprar, dos mais simples aos gira-discos de topo com boa relação preço/qualidade.

Escolhemos boas opções de compra para quem quer comprar um gira-discos e usufruir da música em vinil com som analógico, sem entrar no setor audiófilo para manter o preço mais baixo e a escolha do leitor de vinil mais simples.

1. Audio-Technica AT-LP120X: melhor gira-discos preço / qualidade

leitor de vinil Audio-Technica AT-LP120X

Velocidades: 33 / 45 / 78 RPM
Motor: DC - tração direta
Funcionamento: Manual
Conexão: RCA (analógico) e USB
Extras: pré-amplificador / cápsula AT-VM95E

O melhor gira-discos a comprar em 2023 é o AT-LP120X da Audio-Technica pelo equilíbrio entre preço, funcionalidades e qualidade do produto. A sua operação é totalmente manual, mas está equipado com todos os ajustes e ligações necessárias para iniciantes.

Tem conexão analógica (RCA) e digital (USB), podes converter os discos de vinil em MP3, ligando-o ao computador Windows, ou Mac. Além disso, tem um pré-amplificador para ligar diretamente a colunas passivas e amplificadores modernos.

A construção do gira-discos Audio-Technica é excelente, com prato em alumínio, base amortecida e motor de tração direta, bem como ajustes de anti-derrapagem. Tem tampa para o pó, além da cápsula AT-VMN95E e cabeça universal AT-HS6.

2. Mersoco M435: melhor gira-discos barato para iniciantes

Gira-Discos Mersoco M435

Velocidades: 33 / 45 / 78 RPM
Motor: DC - tração direta
Funcionamento: Manual
Conexão: RCA, USB e Bluetooth
Extras: pré-amplificador / altifalantes integrados

Os gira discos em formato de mala estão entre os melhores para iniciantes no hobby, ou para oferecer a alguém que tenha curiosidade no formato analógico. Inspirados nos gira discos vintage, foram popularizados pela Crosley nos últimos anos.

Destacam-se por ter tudo pronto para tocar discos de vinil como os altifalantes incluídos na mala, ligação Bluetooth caso queiram emparelhar com uma coluna ou altifalante Bluetooth, além de cabos RCS, além de entrada para auscultadores.

Servem como porta de entrada para o hobby, mas deve ser dito que a qualidade deste tipo de gira discos é mínima. O modelo selecionado é da Mersoco (M435), mas há uma miríade de modelos e marcas similares abaixo de 100 euros.

3. 1 BY ONE: melhor gira discos portátil com colunas

1 BY ONE GiraDiscos Portátil Com colunas Bluetooth

Velocidades: 33 / 45 / 78 RPM
Motor: DC - Correia
Funcionamento: Manual / Automático
Conexão: RCA, USB e Bluetooth
Extras: pré-amplificador, altifalantes / cápsula AT 3600L

A 1 By ONE tem no modelo ‎S-471DE-0010 um dos melhores gira-discos no mercado com excelente relação qualidade / preço. É a melhor compra para quem procura uma aparelhagem com gira discos, um autêntico vinil player com aspeto vintage com colunas.

O leitor de vinil não só tem um preço competitivo, como possui componentes de qualidade, desde o braço tonal ajustável, à cápsula AT 3600L, amplificador interior digital, conetividade RCA, Bluetooth e USB para ligar ao PC, com prato em ferro.

Tem um painel de controlo fácil de usar para controlar a reprodução e término automático. Em suma, desde a conexão Bluetooth, à agulha profissional Audio Technica AT3600L, aos altifalantes incluídos, este é um excelente combo para ouvir vinil.

4. Audio-Technica AT-LP60XBT: bom gira-discos com Bluetooth

Gira-discos Audio - Technica AT-LP60XBT

Velocidades: 33 / 45 / 78 RPM
Motor: DC - tração direta
Funcionamento: Automático
Conexão: RCA, USB e Bluetooth
Extras: pré-amplificador / cápsula ATN3600L

O AT-LP60XBT da Audio-Technica é a melhor opção barata e boa para quem procura um leitor de discos de vinil capaz de entregar áudio de qualidade. Possibilita a conversão dos vinis em arquivos digitais no formato MP3 e conexão Bluetooth.

A construção é simples, mas com amortecimento e diminuição da ressonância para um som mais límpido e com menos ruído de sinal percetível. Tem um pré-amplificador que permite ligar este gira-discos a colunas passivas e a novos amplificadores.

A quem procura um gira-discos Bluetooth, é a opção mais barata que não te vai desiludir. Tem tampa para o pó, motor DC com tração por correia e prato em alumínio. Traz a cápsula / cartucho ATN3600L com agulha / cápsula de diamante, substituível.

5. Denon DP-300F: excelente gira discos automático

Denon DP-300F - Giradiscos automático

Velocidades: 33 / 45 RPM
Motor: DC - tração direta
Funcionamento: Automático
Conexão: RCA e USB
Extras: pré-amplificador, cartucho DSN-85

O leitor de discos de vinil Denon DP-300F é automático, bastando colocar o disco e carregar no botão "Start". No final, o braço levanta-se automaticamente e volta à posição de descanso. A facilidade de uso é o seu maior destaque.

A qualidade de construção é muito boa, em alumínio reforçado e base pesada para aumentar a estabilidade e reduzir as vibrações. O design é minimalista, com linhas simples, indicado para iniciantes que queiram comprar um bom gira-discos moderno.

Tem tração por correia, para absorver as vibrações do motor, sendo uma excelente opção neste segmento de entrada, mais próximo da média gama. Inclui a cabeça DSN-85, admitindo outras cabeças e cápsulas para maior personalização.

6. Sony PS-LX310BT: um dos melhores gira-discos com Bluetooth

leitor de discos de vinil Sony PS-LX310BT

Velocidades: 33 / 45 RPM
Motor: DC - Correia
Funcionamento: Automático
Conexão: RCA, USB e Bluetooth
Extras: pré-amplificador, cartucho AT3600L

O gira-discos Sony PS-LX310BT é um dos melhores a comprar atualmente, sobretudo para quem procura um leitor de discos de vinil automático. Basta pressionar o botão "Start" para dar início à reprodução e, no final, o braço levanta e volta ao descanso.

O destaque vai para a conexão Bluetooth, além de RCA e USB, para emparelhar com altifalantes Bluetooth, ou dispositivos móveis e reproduzir música sem-fios. Este leitor tem pré-amplificador integrado, com vários ajustes da reprodução de música.

Tem tração por correia, prato de alumínio, design extremamente elegante e moderno, bem como um braço bem construído em que, infelizmente, não é possível trocar a cabeça, apenas a cápsula (MM). É um dos melhores gira discos modernos.

7. Audio-Technica AT-LPW40WN: melhor gira discos vintage no design

Gira-discos Audio-Technica AT-LPW40WN

Velocidades: 33 / 45 RPM
Motor: DC - tração direta
Funcionamento: Manual
Conexão: RCA e USB
Extras: pré-amplificador / cápsula AT-VM95E

O gira-discos Audio-Technica AT-LPW40WN é um leitor de vinil totalmente manual, com tração por correia criado para entregar maior fidelidade de áudio na reprodução de discos de vinil. Tem superfície em MDF anti-ressonância com toque vintage de madeira.

Este gira discos tem um braço em fibra de carbono ajustável com a cabeça universal AT-HS4 e o cartucho AT-VM95E já incluído e agulha elíptica, compatível com qualquer agulha da gama VM95 Series. Inclui pré-amplificador e saída dupla RCA.

Este modelo toca discos em 33 / 45 RPM, com adaptador para 78 RPM. É uma das melhores compras com aspeto vintage e fidelidade de som moderna, criado por uma das melhores marcas de giradiscos no mercado.

8. Thorens TD 202: gira discos superior para áudio Hi-Fi

Gira Discos Thorens TD 202

Velocidades: 33 / 45 RPM
Motor: DC - tração direta
Funcionamento: Manual
Conexão: RCA e USB
Extras: pré-amplificador / cápsula AT 95E

O leitor de vinil Thorens TD 202 é indicado para quem quer comprar um gira-discos já próximo do setor audiófilo. A reputação da marca é excelente, com este produto a ser uma opção de entrada para um mercado verdadeiramente premium.

É um gira-discos automático, com tração direta e ajustes de anti-derrapagem entre outros acertos. O destaque vai ainda para o seu prato de 12'' em alumínio com 0,7 kg, não magnético, para maior estabilidade e menor ressonância.

Entre o leque de gira-discos da Thorens este modelo destaca-se pela relação preço / qualidade, além do design clássico. Para quem quiser comprar um leitor de vinil mais avançado, esta é a nossa sugestão de entrada no setor premium.

9. Gira-discos Rega Planar 2 tem o melhor design minimalista

Gira Discos REGA PLANAR 2

Velocidades: 33 / 45 / 78 RPM
Motor: DC - Correia
Funcionamento: Manual
Conexão: RCA e USB
Extras: pré-amplificador / cápsula AT 95E

O gira-discos Planar 2 da Rega é a opção de excelência, revista e atualizada com pré-amp de phono integrado, além de um motor síncrono de 24 V, de baixo ruído para um som mais limpo. Traz um braço reto, ajustado e calibrado de fábrica.

Entre as várias ofertas no mercado, a Planar destaca-se não só pela qualidade de construção dos seus gira-discos, mas também pelo minimalismo do seu design. A quem procura um leitor de vinil simples de usar recomendamos este Rega Planar 2

Tem motor de tração direta, construção de alta precisão e cartucho Rega Carbon, com bom peso para maior estabilidade e menor ressonância. A relação preço / qualidade deste gira-discos é cativante, já com provas dadas no mercado.

10. Gira-discos Technics SL-100

leitor de vinil Technics SL-100

Velocidades: 33 / 45 / 78 RPM
Motor: DC - tração direta
Funcionamento: Automático
Conexão: RCA e USB
Extras: pré-amplificador / cápsula AT-VM95C

O leitor de vinil Technics SL-100 prima pela estabilidade da sua base, qualidade de construção em alumínio e sistema de tração direta. Apresenta sistema de elevação automática da agulha no fim da reprodução, com todos os ajustes precisos.

Importa notar que este gira-discos traz, já instalada, a agulha ou cartucho Audio-Technica AT-VM95, uma boa adição para este conjunto de alta fidelidade. O design é sóbrio e minimalista, sem adornos desnecessários neste leitor de vinil de boa marca.

O destaque deste gira-discos, já próximo do setor audiófilo, é o motor de tração direta sem núcleo para uma rotação estável de alta precisão. Além disso, o cartucho incluído é de ótima qualidade e o sistema de elevação automática é um bónus.

O guia do vinil em 5 pontos

Kit de limpeza de vinil

1. Evita os gira-discos portáteis, sobretudo em formato de mala. Há várias marcas com estes modelos, mas não só a qualidade de áudio é fraca, mas podes ainda danificar os teus discos de vinil devido às más agulhas com muita pressão no disco.

2. O gira-discos é apenas parte da equação. Consoante o orçamento e exigência de qualidade, investe num bom amplificador e colunas para maximizar o potencial de cada elemento. A qualidade variará consoante o desempenho de cada componente.

3. A qualidade do cartucho / agulha, bem como o módulo da cabeça, terá grande impacto na qualidade da reprodução da música em vinil. A todo o momento, nos bons gira-discos, poderás trocar estes componentes e personalizar a assinatura de som.

4. Os discos de vinil, tal como a "agulha" do cartucho são componentes sujeitos a desgaste e degradação. É importante calibrar bem o gira-discos antes de o usar para obteres os melhores resultados e, periodicamente, deverás trocar os cartuchos.

5. Armazena os teus discos de vinil na vertical, sob pena de deformação ao estarem por longos períodos na horizontal. Além disso, investe num kit de limpeza e, antes de cada reprodução, tenta remover o pó e a eletricidade estática.

Descobre mais sobre auscultadores e soluções de áudio:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.