As 15 melhores apps grátis para Android em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 9 min.

A quem procura as melhores apps Android apresentamos a seleção que te vai ajudar a tirar mais proveito do telemóvel. São aplicações de produtividade, ferramentas de comunicação, fotografia e entretenimento que podes instalar a partir da Play Store.

A seleção foi feita com base na avaliação dos utilizadores, tabelas de classificação e experiência pessoal, com aplicações das mais úteis às mais usadas. Tens aqui apps gratuitas para instalar a qualquer momento no teu tablet, ou telefone Android.

1. WhatsApp

WhatsApp
O WhatsApp é uma plataforma de comunicações instantâneas do grupo Facebook.

O WhatsApp é um dos melhores programas para Android ao garantir a comunicação instantânea e encriptada bastando ter ligação à Internet. É um dos melhores apps gratuitos para falar por mensagem e chamadas, ou enviar ficheiros multimédia.

A sincronização com as redes sociais e lista de contactos facilita a utilização e também podes partilhar atualizações de status, algo similar às Stories do Instagram. Podes falar em chat privado, grupos de conversação, ou utilizar o WhatsApp Web.

Instala o WhatsApp na Play Store

2. Gboard – o Teclado Google

Google
O teclado da Google é leve e corre em qualquer telemóvel Android.

A integração do Gboard com o motor de busca da Google, a leveza da aplicação ao exigir menos recursos do telemóvel garantiu o seu lugar entre as melhores apps Android. O teclado é gratuito e um dos melhores na sugestão automática de palavras.

O aplicativo para Android recebe melhorias a cada atualização, tornando-se mais útil. É uma ótima adição ao teu telemóvel e vai ajudar-te a escrever mais rapidamente e melhor, oferecendo também boas opções de personalização do look do teclado.

Instala o Gboard na Play Store

3. Snapseed

Snapseed
O Snapseed é uma das melhores apps para editar fotos no Android.

O Snapseed é um dos melhores aplicativos da Google, sendo um ótimo editor gratuito de fotografias. Se gostas de alterar os parâmetros das fotos captadas, criar o teu estilo de edição, ou simplesmente fazer ajustes rápidos, então vais gostar da app.

Gostamos da interface intuitiva e em português, com uma orgaização simples dos menus. Está repleto de utilitários, estilos ou presets que podes aplicar com um clique e das várias opções de exportação, ou partilha das redes sociais.

Instala o Snapseed na Play Store

4. Instagram

Instagram
O Instagram é a rede social em maior crescimento, pertence ao grupo Facebook.

A rede social que mais tem crescido é ideal para partilhar fotos e vídeos online, ou para criares uma forte presença digital e dar a conhecer a tua marca. Seja para fins pessoais ou profissionais, podes até tirar proveito do Instagram TV para vídeo.

Há uma forte integração com a app do Facebook e podes partilhar os mesmos conteúdos em ambas as redes. Destacamos também as Stories, conteúdo que podes partilhar durante 24 horas, ou guardar nos destaques do teu Perfil, ou Bio.

Instala o Instagram na Play Store

5. Spotify

Spotify
O acervo do Spotify conta com música e podcasts.

O aplicativo para Android "obrigatório" para quem gosta de ouvir música a partir do telemóvel. A app é gratuita e conta com uma biblioteca em constante expansão de músicas e podcasts, tendo um plano gratuito e um pago, o Premium.

É uma das melhores apps pelo conteúdo, capacidade de personalização com as playlists, por exemplo, além de poderes ver e ouvir o que os teus amigos mais têm ouvido. Também está disponível para computador e presente nas assistentes virtuais.

Instala o Spotify na Play Store

6. Netflix

Netflix
O serviço de streaming de filmes e séries é pago, mas a app Android é gratuita.

A lista das melhores apps Android tem que incluir um serviço de streaming de filmes e séries para veres quando quiseres e onde quiseres, através do tablet ou telemóvel. É aqui que entre a app Netflix, bem estruturada e adaptada aos dispositivos mobile.

O serviço é pago, com vários planos, e conta com a melhor biblioteca de séries e uma coleção de filmes que tem vindo gradualmente a aumentar. Tudo acessível pelo telemóvel de forma simples, intuitiva e poupada no consumo de dados móveis.

Instala a Netflix na Play Store

7. Twitter

Twitter
As publicações no Twitter vão até aos 280 caracteres.

A melhor rede social para estar a par das notícias, discussões e assuntos em voga em determinado país. O Twitter é famoso pelas suas publicações rápidas e curtas com um limite de 280 carateres, além das hashtags (#) para identificar os assuntos.

É gratuita e uma ótima plataforma para partilhar pequenas atualizações, ou participar em longos debates através do aplicativo grátis para Android. É essencial para quem saber de tudo o que se passa em português e nos demais idiomas.

Instala o Twitter na Play Store

8. Feedly

Feedly
Feedly, o leitor de RSS ótimo para ficar atualizado com as melhores notícias.

A melhor aplicação de informação, gratuita, para Android é o Feedly. Ao agregar milhares de fontes, das quais o utilizador escolhe as favoritas, ou tópicos de interesse a acompanhar, dá-nos uma visão completa do que se passa ao redor do mundo.

A app para Android conta com ligações para sites, canais de YouTube, ou podcasts. A organização dos conteúdos é impecável e a simplicidade da interface torna-a numa presença obrigatória na lista de melhores apps para Android da atualidade.

Instala o Feedly na Play Store

9. Twitch

Twitch
Se és fã de jogos e gameplays em direto, instala a Twitch no teu Android

A indústria dos e-Sports continua a crescer e se queres acompanhar os teus jogadores, ou jogos, favoritos, instala esta app gratuita no teu Android. O aplicativo Twitch está bem otimizado, sendo fácil de utilizar e compreender.

Podes ficar a conhecer novos jogos, assistir a gameplays em direto e ver a evolução de várias estrelas da modalidade. Se quiseres começar a jogar e a partilhar as tuas streams também o podes fazer nesta app bem desenvolvida para Android.

Aproveita também para conhecer os melhores telemóveis para jogos disponíveis no mercado.

Instala a Twitch na Play Store

10. AccuWeather

meteorologia
A AccuWeather é ótima para estar a par da meteorologia

Antes de sair de casa na comuta diária para o trabalho, ou ao planear algum compromisso importante, é uma boa prática consultar a previsão do tempo para o dia, ou semana. É aqui que entra a aplicação gratuita de meteorologia, a AccuWeather.

É uma das ferramentas mais completas, fácil de compreender, sendo também uma das melhores apps em português para Android. Gostamos particularmente do equilíbrio entre a interface, simplicidade e precisão das previsões meteorológicas.

Se quiseres apps mais específicas, ou genéricas, de meteorologia, vê a nossa seleção com as melhores opções em Portugal.

Instala a AccuWeather na Play Store

11. TikTok

Musicaly
O fenómeno TikTok é um caso de sucesso junto dos jovens em todo o mundo.

Entre as melhores apps de entretenimento da atualidade temos a TikTok, uma plataforma em rápido crescimento onde podes partilhar curtos vídeos do teu dia a dia, editar os conteúdos de forma rápida e criar "thumbs" incríveis em segundos.

Instala esta app grátis no teu Android e podes juntar-te à comunidade, ver o que milhões de pessoas estão a divulgar todos os dias e passar um bom bocado com os vídeos, música e muita diversão. A aplicação é leve e muito fácil de utilizar.

Instala a TikTok na Play Store

12. 7 Minute Workout

aplicação de exercício
Mantém-te ativo e mais saudável com a aplicação 7 Minute Workout


Se queres cuidar da tua condição física, mas tens pouco tempo livre, a aplicação 7 Minute Workout é uma das melhores apps para Android do momento. Desde 2016 que ganha distinções na Play Store e continua a ser um aplicativo gratuito.

É particularmente útil para te ajudar a perder peso de forma regrada e consistente, além de melhorar a função cardiovascular. É extremamente bem avaliada pelos utilizadores e conta com um ótimo leque de exercícios e rotinas de atividade física.

Instala a 7 Minute Workout na Play Store

13. NordVPN

Nord
A NordVPN é uma das melhores apps para navegar em segurança.

Para desbloquear conteúdos restritos em alguns países, para navegar em segurança no telemóvel, para garantir a privacidade online e impedir que os teus dados sejam partilhados, as utilidades de uma VPN são várias e a melhor é a NordVPN.

A app para Android é gratuita, mas o serviço é pago. É a melhor solução para smartphone, tablet e computador da atualidade pelo equilíbrio entre as capacidades, filtros, interface intuitiva e relação preço / qualidade com vários planos de preços.

A par desta sugestão fica a conhecer as melhores VPNs grátis da atualidade para diferentes necessidades.

Instala a NordVPN na Play Store

14. Files do Google

Google
A Files do Google é uma das melhores apps de gestão do telemóvel

A Files do Google é uma das melhores apps inteligentes para Android, capaz de fazer uma gestão automática do teu telemóvel para que não fiques sem espaço, ou memória. Além de ser leve e extremamente fácil de utilizar, é eficaz e gratuita.

Apresenta-te sugestões de arquivos, fotos, aplicações e conteúdos que podes eliminar e libertar espaço com base na frequência de uso das mesmas, além de ser ótimo a encontrar ficheiros repetidos. É o único gestor que precisas de ter no teu Android.

Instala a Files do Google na Play Store

15. Nova Launcher

Nova
O Nova Launcher é a melhor app de personalização para Android

A melhor aplicação de personalização para Android é o Nova Launcher, gratuita, mas com uma versão paga (5,25 €) com mais funcionalidades e todo o potencial do aplicativo. A versão gratuita, ainda assim, é extremamente completa e versátil.

Podes personalizar virtualmente todos os elementos gráficos do teu telemóvel, desde o ecrã inicial à forma como são organizados os ícones das apps e a disposição dos menus. É altamente otimizado e não vai diminuir o desempenho do smartphone.

Instala o Nova Launcher na Play Store

Evita estes 3 tipos de apps para Android

1. Otimização de desempenho / Limpeza de memória RAM. Aplicações que acabam por ocupar memória, consumir recursos do telemóvel e estão frequentemente associadas ao envio dos dados do utilizador para servidores externos.

2. Economizadores de bateria. O sistema operativo Android, sobretudo nas versões mais recentes, tem ótimas gestões do consumo energético e qualquer aplicação que instales para esse efeito será redundante, ou mesmo contra produtiva.

3. Versões "crackeadas" de apps pagas. Além de estares a negar os devidos proveitos ao programador, estás a comprometer o teu telemóvel ao instalar versões potencialmente adulteradas, ou que escapam ao scanner de segurança da Google.

Se quiseres completar o teu telemóvel vê a nossa seleção dos melhores smartwatch, ou a lista das melhores smartband a comprar este ano. Aproveita também para conhecer os melhores jogos para Android atualmente disponíveis.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.