Os relógios inteligentes, vulgo smartwatch, tornaram-se gradualmente num acessório comum em Portugal e um pouco por todo o mundo. No entanto, não há país que consiga rivalizar com a Índia no seu apetite por relógios inteligentes e, muito em breve, também por um novo tipo de wearable, os Smart Rings ou anéis inteligentes.
Temos agora, a propósito, duas das maiores fabricantes de relógios inteligentes, a BoAt e a Noise a voltar as suas atenções para este novo mercado dos anéis inteligentes. Estas são duas das maiores fabricantes de smartwatches acessíveis na Índia, que acreditam agora no próximo "boom "de mercado.
Do smartwatch ao Smart Ring
Tal como avança a publicação TechCrunch, duas das maiores fabricantes de relógios inteligentes anunciaram, já no passado mês de julho, a sua intenção em explorar o novo segmento dos anéis inteligentes. O objetivo? Trazer um novo produto não só para o mercado doméstico da Índia, como também para o resto do Mundo.
Perante um crescimento saudável do mercado dos relógios inteligentes, segundo dados avançados pela agência de análise de mercado Counterpoint, bem como da IDC, tanto a China como os Estados Unidos da América impulsionam este setor.
A procura por relógios inteligentes sinaliza às empresas a oportunidade de negócio neste tipo de produtos que cumprem um propósito similar. Entretanto, com a Samsung e Apple a ocupar as posições dominantes no setor, urge também encontrar novas oportunidades para singrar neste mercado.
Após o sucesso dos relógios inteligentes, preparem-se para os Smart Rings
Em simultâneo, tanto a Apple como a Samsung também registaram um aumento nas vendas de smartphones premium, a par do crescimento no mercado dos relógios inteligentes. Mais uma vez, estes indicadores parecem auspiciar um bom futuro para este novo tipo de gadgets inteligentes.
Perante tal enquadramento económico, tanto a BoAt como a Noise estarão assim convencidas do mérito e potencial de sucesso dos anéis inteligentes. O primeiro palco de experimentação será o mercado doméstico da Índia, onde atualmente detêm uma posição de dominância a par da OPPO.
Há agora que criar a necessidade por este novo tipo de produtos. Os Smart Rings não são um conceito novo mas, até ao momento, são uma mera curiosidade para a maioria dos utilizadores. Ainda assim, marcas como a Oura nos EUA, ou a Ultrahuman e a Pi Ring na Índia, são algumas das marcas de referência.
Tecnologia agora para o nosso dedo com o Smart Ring
Ao passo que as marcas mais conhecidas como a Apple, Samsung, OPPO, Xiaomi e Huawei se focam no nosso pulso, há todo um rol de outras fabricantes a apostar no nosso dedo. O conceito passa, também, pela monitorização de várias métricas do utilizador.
Os principais desafios para os anéis inteligentes são, sempre, o tamanho e autonomia do mesmo. Enquanto isso, o mercado dos relógios inteligente foca-se na precisão das métricas recolhidas, opções de personalização e capacidades inteligentes.
Por outro lado, um anel inteligente tem que encaixar na perfeição no dedo do utilizador, além de ser visualmente agradável. Há, portanto, mais desafios para este tipo de gadgets, onde também se inclui a dificuldade de redução do tamanho dos sensores e chipsets necessários.
Há vários desafios a ultrapassar, do tamanho ao preço do Smart Ring
Atualmente, as principais fabricantes de anéis inteligentes tendem a fornecer ao consumidor um kit de dimensionamento do dedo para assim garantirem um encaixe ideal. Todavia, este é outro dos entraves à sua expansão global e massificação em escala.
Em todo o caso, há potencial neste mercado, agora que o smartwatch está perfeitamente enraizado no nosso mercado e cultura. O futuro da monitorização das nossas métricas pode, efetivamente, passar (também) pelo anel inteligente.
Editores 4gnews recomendam: