Torna qualquer Android num Chromecast com esta app

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google lançou recentemente o Pixel Tablet, com funcionalidades nunca antes vistas no sistema operativo Android. O aparelho, também por poder ser ‘estacionado’ na sua base, chega com Chromecast incorporado, suportando transmissão a partir de um smartphone Android, por exemplo.

Imediatamente muitos utilizadores se questionaram se esta funcionalidade não poderia chegar a outros dispositivos. Como é relatado pelo jornalista Mishaal Rahman na rede social X, essa possibilidade já chegou com a app CastReceiver, para Android.

This app turns any Android device into a Chromecast.When Google released the Pixel Tablet, the first Android tablet with Google Cast built-in, many people asked me if it's possible to bring this functionality to other devices.Turns out you can (with some caveats!)The app… pic.twitter.com/2U7eha8Sqt

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 14 de agosto de 2023

CastReceiver permite transmissão Chromecast de um Android para outro

Com algumas limitações, esta app permite aos utilizadores usarem por exemplo um tablet Android para servir de recetor de Chromecast a partir de outro equipamento Android. E a app CastReceiver já está disponível na Google Play Store para quem quiser experimentar.

CastReceiver disponível para download na Google Play Store

A fonte refere que, ao instalar a app, os utilizadores passarão a ver esse dispositivo como alvo para suportar Google Cast. No entanto, esta chega com limitação de reprodução de conteúdos digitais com direitos. Isto significa que, pelo menos para já, não aceita transmissão de aplicações como a Netflix ou a Amazon.

CastReceiver pode ser uma forma de revitalizar um tablet ou smartphone antigo

Além do mais, o teu dispositivo precisa precisa de estar desbloqueado para o cast começar. Tal como a fonte refere, esta pode ser uma boa forma de usar um tablet antigo que esteja parado por casa como um ecrã inteligente.

De realçar que a aplicação é gratuita para os utilizadores descarregarem e testarem. No entanto, quem quiser fazer stream superior e 5 minutos terá de desbloquear a aplicação com um pagamento de 3,99 €.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.