Roadmap-MediaTek-MT679X

De acordo com uma infografia, fornecida pelo site chinês Digitimes, a MediaTek  está a preparar o lançamento de um novo processador para smartphones de arquitectura de 64-bit, será um octa-core, com quatro núcleos Cortex-A72 e quatro núcleos Cortex-A53.

MediaTek-MT679x-1_

   

Se a MediaTek está actualmente a desenvolver esta SoC, irá contrastar totalmente com os chips que têm sido sendo desenvolvidos pelo fabricante. Uma das características da empresa, é de unicamente usar núcleos ARM Cortex para o CPU e na GPU as Mali e PowerVR, sendo o conjunto construído em 28nm pela TSMC. Mas a empresa parece procurar outro fornecedor para as gráficas, a AMD. Que poderá ser uma rival da Qualcomm com a GPU Adreno.

O chip MT679X previsto para o final do ano, irá usar quatro núcleos do novo Cortex A72, e quatro núcleos do Cortex A53 com tecnologia big.LITTLE. A leak ainda deixa a informação no uso de 20nm e 16nm FinFET. As construções não são idênticos, longe disso, por isso vai ser interessante saber a escolha da MediaTek. Possivelmente a empresa taiwanesa esteja interessada em 16nm FinFET, a Qualcomm conta actualmente com processadores fabricados a 20nm, e a gigante Samsung já começou a produção do Exynos 7420 a 14nm. No entanto, o uso de 20 ou 16nm permitirá à MediaTek ter uns chips mais eficientes em termos energéticos.

Talvez queiras ver:

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Façam-nos crescer com a vossa participação, nas nossas publicações do site e redes sociais. Partilhem e comentem, ajudem a crescer a tecnologia falada em português e com este espírito de equipe.