MediaTek Dimensity 9200 supera todo e todos, até o A16 Bionic da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A MediaTek prepara um evento para a próxima semana, onde esperamos ver a apresentação do seu próximo processador topo de gama. Esta SoC será o Dimensity 9200 que já começa a dar nas vistas nas tradicionais plataformas de benchmark.

A mais recente passagem deste processador foi pela plataforma GFXBench e os resultados são muito promissores para o componente da MediaTek. Os resultados obtidos superam até o desempenho do A16 Bionic da Apple.

MediaTek Dimensity 9200 é o novo recordista da plataforma GFXBench

Em primeiro lugar, importa sublinhar que a plataforma GFXBench dedica-se a analisar o desempenho gráfico dos produtos lá testados. Com efeito, a avaliação aqui feita ao próximo processador da MediaTek prende-se apenas com a sua GPU.

Os resultados revelados por Ice Universe reportam que o MediaTek Dimensity 9200 alcançou os 328 fps nos testes Manhattan 3.0 e 228 fps em Manhattan 3.1. Valores que ainda não encontram rival no mercado da tecnologia móvel.

Isto é possível graças à incorporação da nova GPU da ARM, a Immortalis-G715. Este será o primeiro GPU da marca a oferecer a tecnologia ray tracing que promete dar maior realismo a qualquer jogo, tal como sucede nos computadores e consolas.

Usando o A16 Bionic da Apple como termo de comparação, temos 243 fps e 190 fps nos mesmos testes. Já o Snapdragon 8 Gen 1 arrecadou 187 fps e 167 fps respetivamente.

Aquilo que podemos concluir destas avaliações é que o vindouro processador topo de gama da MediaTek será um dos melhores componentes para smartphones. Em especial para os modelos concebidos a pensar maioritariamente no segmento gaming.

Importa sublinhar que o Snapdragon 8 Gen 2 ainda não foi anunciado e não podemos ainda fazer um termo de comparação entre as principais propostas para o mercado Android. Já comparar o Dimensity 9200 com o A16 Bionic pode não ser o mais apropriado, pois falamos de plataformas distintas.

Ainda assim, existe uma necessidade de comparar os processadores da Apple aos seus rivais desenhados para o Android. Habitualmente, os da primeira são mais bem sucedidas, mas desta feita temos aqui uma potencial ameaça ao domínio dos componentes da norte-americana.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S23: eis as (possíveis) datas para o lançamento dos smartphones
  • iPhone 15 Pro não terá uma atualização desejada na câmara principal
  • Trust Primo review: powerbank de 20 000 mAh a bom preço
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.