A MediaTek é a maior fabricante mundial de processadores para smartphones e demais dispositivos móveis. Ainda que a Qualcomm usufrua da melhor reputação e reconhecimento no mercado, em volume de negócios, a MediaTek tem superado a rival norte-americana nos últimos anos e agora prepara um novo processador topo de gama, o MediaTek Dimensity 9200.
Este chipset ou SoC (System on Chip) será a arma secreta da fabricante sediada em Taiwan para combater o Snapdragon 8 Gen 2, o próximo chipset topo de gama da Qualcomm.
Aliás, ambos os processadores podem ver a luz do dia já durante o próximo mês de novembro, de acordo com novas informações.
MediaTek Dimensity 9200 será o rival direto do Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm
Mais concretamente, as informações foram divulgadas pelo leaker Digital Chat Station através da rede social chinesa Weibo. Aí, o leaker apontou o mês de novembro como data para a próxima grande apresentação da MediaTek.
Aí, segundo o seu testemunho, ficaremos a conhecer o Dimensity 9200, o chipset de próxima geração.
Por outro lado, também o Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm deve estrear durante o próximo mês, ainda que a MediaTek deva ser a primeira a revelar o seu produto. Para além disso, esta fonte refere também várias das configurações nucleares do processador em questão.
Litografia manter-se-á no processo de 4 nm da TSMC
Assim, contamos com núcleos Cortex-X3 da ARM e uma nova gráfica, a Immortalis G715 GPU. Mais concretamente, os núcleos Cortex-X3 devem apresentar uma melhoria de desempenho na ordem dos 25% face aos núcleos Cortex-X2 de atual geração.
Por outro lado, a frequência máxima de processamento (velocidade de clock) e a arquitetura de núcleos, a organização de clusters, não foi divulgada pelo leaker em causa.
Numa outra nota, este Dimensity 9200 deve usar a mesma arquitetura de 4 nm desenvolvida pela TSMC. Ademais, contamos com a presença de núcleos Cortex-A710 e Cortex-A510 a completar o processador, para além dos núcleos de topo, Cortex-X3.
OPPO e Vivo entre as primeiras a usar o MediaTek Dimensity 9200
Em particular, contamos com a utilização do próximo processador topo de gama da MediaTek em smartphones como os Vivo X90, bem como na próxima gama OPPO Find X. Em seguida, juntar-se-ão fabricantes como a Xiaomi, entre outras marcas.
Ainda assim, a "luta" do MediaTek Dimensity 9200 não será fácil. Isto porque também a Qualcomm deverá apresentar o seu próprio processador topo de gama durante o próximo mês, no final do mesmo e explorar a sua melhor perceção pública.
Por fim, recordamos o ainda recente lançamento da MediaTek com o chipset Dimensity 1080, um SoC de gama média com melhor desempenho, eficiência energética, para além de melhor suporta para câmaras fotográficas até 200 MP.
Editores 4gnews recomendam: