Mediatek começa a produzir chips para televisões 8K

António Guimarães
Comentar

A Mediatek vai começar a produzir em massa processadores para televisões 8K, informa a própria empresa. O chip em questão é denominado S900, fabricado com o processo de 12 nanómetros, para maior eficiência e consumo energético.

O processador S900 suporta descodificação de vídeo em 8K e HDR10+. O High Dynamic Range 10+ oferece maiores níveis de contraste, brilho e detalhe na imagem, além de um equílibrio de cores mais realista. Em relação a entradas, o chip suporta HDMI 2.1A, de forma a poder comportar o 8K e 4K.

Televisões equipadas com o chip S900 serão capazes de correr vídeo a 8K numa taxa de atualização de 60Hz. Já em relação ao 4K, a taxa de atualização pode ir até aos 120Hz. O processador vem ainda equipado com a inteligência artificial AI Picture Quality, que supostamente garante qualidade ainda superior.

O S900 está preparado para desenvolvimento de apps

A Mediatek certificou-se que o seu chip facilita a vida dos programadores de aplicações para TV ao criar um kit de desenvolvimento (SDK). Programadores poderão utilizar esse kit para criar apps ou compatibilidade com outros dispositivos como controlo por voz ou pelo telemóvel. É esperado que o S900 esteja disponível em televisões no início de 2020.

Televisões 8K irão ser mais comuns em 2020

Verdade seja dita, a resolução 4K e as respetivas televisões já estão bem estabelecidas no mercado. Já é possível comprar uma TV com suporte 4K a um preço razoável (400-500€). O próximo passo são as televisões 8K, que rondam os 3 mil euros nos retalhistas portugueses.

Com a chegada dos chips da Mediatek e outras fabricantes como Sony, LG e Samsung, vamos certamente testemunhar uma presença maior de televisões 8K no mercado. É importante salientar também a chegada das consolas da próxima geração como a PlayStation 5, que irá suportar a altíssima resolução.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.