Mark Hamill apagou a sua conta de Facebook. Entende porquê

António Guimarães
Comentar

O ator Mark Hamill, famoso por interpretar Luke Skywalker no Star Wars, apagou a sua conta de Facebook. Hamill fez isto numa forma de protesto, conforme afirmou no Twitter. Segundo Hamill, o mesmo irá "dormir melhor" sabendo que não apoia a rede social de Mark Zuckerberg.

Esta situação foi causada pela recente posição do Facebook no que toca a anúncios políticos. Enquanto plataformas como Twitter e Spotify estão a banir anúncios políticos internamente, o Facebook aceita-os na totalidade, sem sequer filtrar a veracidade ou intenção dos mesmos.

So disappointed that #MarkZuckerberg values profit more than truthfulness that I've decided to delete my @Facebook account. I know this is a big "Who Cares?" for the world at large, but I'll sleep better at night. #PatriotismOverProfits 🇲🇾>💰 https://t.co/seb2eJMTo6

— Mark Hamill (@HamillHimself) 12 de janeiro de 2020

Esta é uma posição que coloca o Facebook sobre maus olhos. Considerando o escândalo do Facebook relacionado com o Cambridge Analytica e as eleições de 2016, a rede social pode ser facilmente utilizada como uma "arma" política nas vindouras eleições de 2020.

Até agora, não parece que o Facebook vá mudar a sua posição no que trata de anúncios. No entanto, utilizadores terão opção de filtrar de certa forma a quantidade de anúncios políticos que visualizam, pelo menos nos Estados Unidos.

Facebook continua a crescer, apesar das controvérsias

Apesar de todas as polémicas onde a rede social se viu inserida, o Facebook continuaa crescer e a ser altamente rentável, através maioritariamente dos anúncios. Contudo, as suas políticas de tratamento de dados continuam a ser vistas como dúbias, devido á suposta venda de dados de utilizador a empresas de terceiros.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.