O domínio dos fabricantes chineses no mercado global dos carros elétricos é também exemplificado pela entrada de players normalmente associados a outros produtos, mas que conseguem agitar a concorrência com propostas surpreendentes.
É o caso da Skyworth, empresa ligada ao fabrico de televisores e de outros eletrodomésticos de preço acessível, que está também a apostar no mercado dos VE.
A empresa acaba de apresentar um novo modelo elétrico do tipo ‘CUV’ - Crossover Utility Vehicle, com o objetivo de rivalizar com modelos utilitários como o VW ID.3, o Cupra Born ou o BYD Dolphin, por exemplo.
Duas marcas, o mesmo carro
O novo carro elétrico chama-se ‘Q’ e deverá estar à venda no mercado europeu em 2025, a um preço que o fabricante promete ser “competitivo”.
É um carro com 4,3 metros de comprimento, que se enquadra num mix se segmentos que agrega utilizações em família e em passeio, normalmente com alturas mais próximas de um SUV, mas baseado numa plataforma semelhante à de um utilitário convencional.
Para já a marca não avança com grandes pormenores sobre o novo modelo, limitando-se a destacar a aerodinâmica avançada, a tecnologia inovadora e a eficiência energética.
No entanto, informações reveladas pelo site o electrek vão mais além: motor dianteiro de 204cv, 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos, duas opções de bateria e carregamento rápido dos 10% aos 80% em 20 minutos.
No interior o electrek destaca o ecrã tátil com 15.6” na consola central, mais ecrãs para os passageiros dos bancos de trás, o sistema de som Metz com oito colunas e um conjunto de tecnologias para conectividade sem fios e câmara panorâmica de apoio ao estacionamento.
Além de estar a ser associado à Skyworth, o novo ‘Q’ deverá também fazer parte do portefólio futuro do fabricante de veículos elétricos Skywell (grupo ao qual a Skyworth pertence) – que já comercializa vários modelos familiares, SUV e comerciais, incluindo um pequeno SUV no mercado britânico.