O smartphone é um objeto essencial e indispensável para o nosso dia a dia. Para trabalhar, e sobretudo para jogar, como demonstra, aliás, um estudo da GWI em Portugal. A peça, em parceria com a Adsmovil, revela que telemóvel é a principal opção dos portugueses para gaming, ou seja, para jogar.
Em simultâneo, a mesma peça revela que até 64% dos portugueses assume que usa o telemóvel para jogos online. Ou seja, um valor que se mantém constante desde 2015. Porém, temos fortes discrepâncias nos padrões de utilização do smartphone em Portugal.
Geração Z passa uma boa parte do dia ligado ao smartphone em Portugal
A geração Z, pessoas com idades entre 16 e os 24 anos, passa cinco horas online no telemóvel por dia. Isto enquanto a geração Boomer, pessoas com idades entre 58 e 64 anos, passa apenas duas horas.
Estas são algumas das conclusões de um estudo da Adsmovil em parceria com a GWI. Provam, assim, que digital está presente no dia a dia de todos os portugueses e prova disso é o facto de estes dedicarem cerca de duas horas e meia às redes sociais por dia.
O estudo realizado mostra que, em média, os portugueses passam três horas e meia por dia online no telemóvel. A maior discrepância acontece entre a geração Boomer, que lhe dedica duas horas do dia, e a geração Z, que lhe dedica cinco horas.
Já quando falamos do tempo dedicado, por dia, às redes sociais, verificamos que a média é de duas horas e meia.
Em primeiro lugar, o Facebook é a rede social favorita dos portugueses, com 69% a assumir que a utiliza diariamente, apesar de globalmente apenas 58% o fazer.
Em segundo lugar, temos o WhatsApp também com 69% dos inquiridos portugueses a revelarem que o usam diariamente e o Instagram com 60%.
Já no que diz respeito aos principais motivos para o uso destas plataformas, 66% dos inquiridos portugueses refere querer manter o contacto com amigos e familiares. Por outrl lado, 55% fala de querer preencher o tempo livre e 50% refere a leitura de notícias.
Telemóvel é a principal opção para jogos online em Portugal
O telemóvel tem ganho cada vez mais destaque entre as preferências dos portugueses para jogos online. Com efeito, 64% dos inquiridos assume que usa o smartphone para esse efeito, valor que se mantém constante desde 2015.
Contudo, neste campo os dispositivos têm sofrido várias alterações, com o uso do computador para esta prática a cair mais de 30%. Para além disso, 79% dos inquiridos utilizava o computador para gaming em 2015, enquanto atualmente apenas 47% o faz.
Também o uso das consolas de jogos caiu 10% desde 2015. Atualmente 34% usa este dispositivo, enquanto em 2015 o número era de 44%.
“A tendência vai passar sempre pelos telemóveis. Vemos, com os novos dados da Adsmovil, como os portugueses, de todas as idades, o utilizam. Seja para ler notícias ou conversar nas redes sociais, quer seja para jogar online, é ao telemóvel que os portugueses, principalmente os mais novos, dedicam uma grande parte do seu dia. É por isso que se as empresas se querem ligar aos seus consumidores o devem fazer pensando que parte da estratégia tem de passar pelos telemóveis”, afirmou Pedro Sousa, Country Manager da Adsmovil em Portugal.
Editores 4gnews recomendam: