Mais burlas com o MBWay! Conhece-as para que não sejas burlado

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Se estás a vender um produto no OLX, ou qualquer outro website de produtos usados, sabes que te tens de sujeitar a todo o tipo de situações. Desde o conhecido "regatear" e "trocas por frigideiras", a possíveis burlas por malfeitores que continuam nas ruas livres e sem grandes problemas.

Visto que o MBWay é uma das melhores formas (e mais rápida) e fazer transações de dinheiro, é aqui que os burlões entram. Assim sendo, vale a pena referir que neste momento são algumas formas de seres burlado por MBWay. Dessa forma, fica atento às situações para que, numa eventualidade, não sejas burlado.

Nova forma de burla pelo MBWay

O novo formato não é propriamente "novo". Este já é um utilizado há algum tempo, porém, tem vindo a ficar mais popular visto que o outro tipo de burla começa a ser identificada.

  • Burlão contacta-te para comprar o produto
  • Burlão refere que vai transferir o dinheiro por MBWay na funcionalidade "enviar dinheiro"
  • Burlão usa a funcionalidade "pedir dinheiro" em vez de "enviar dinheiro"
  • O vendedor clica sem intenção em "enviar dinheiro" e já não há forma de veres o dinheiro de volta

Agora é utilizado o MBPhone para novas burlas

Os burlões já descobriram formas de não mandar as pessoas às caixas de multibanco. Os burlões estão a pedir aos vendedores que coloquem o seu número de telefone (do burlão) no MBPhone com o código que recebera assim que é enviado.

A partir desse momento, o burlão tem a possibilidade de enviar dinheiro para outra conta bancária e roubar-te aquilo que assim desejar.

A Burla mais utilizada é esta

Ainda assim, para já, a burla que mais temos visto é a típica do "passa numa caixa de multibanco". O burlão incentiva o vendedor a ir a uma caixa de multibanco para receber o dinheiro. Contudo, engana-o de forma a colocar o seu número de telefone (do burlão) no seu MBWay. Ou seja, tal como na burla acima, o malfeitor fica com acesso à tua conta bancária.

Falta de punição é um problema

Esta situação só acontece vezes e vezes sem conta porque a falta de punição existe. O dinheiro não é "vivo", ou seja, se o Estado, Finanças e Polícia, conseguem ter acesso às transações bancárias, conseguem facilmente ter acesso aos burlões.

O típico "segue o dinheiro" e facilmente encontrarás o burlão. Isto porque, independentemente da situação, o dinheiro é enviado de uma conta para outra. Ou então levantado numa caixa de multibanco onde há câmaras por perto. Aquilo que não vejo é uma vontade séria de resolver o problema.

Quanto ao MBWay, ainda que não tenha culpa face à situação, gostaria de os ver a implementar novas formas de transferência de valor com mais segurança.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp deixa milhões de utilizadores em risco! Vê se o teu número foi partilhado
  • Como funcionam as burlas do MBWay no OLX e como não seres burlado!
  • Xiaomi Mi Band 5 já está em pré-venda! E vais amar este preço!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.