MacBook Air foi apresentado por Steve Jobs há 15 anos. Recorda o momento

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O MacBook Air é hoje o computador portátil mais vendido da Apple. O computador que sempre apostou no aspeto fino e no facto de ser leve celebrou este domingo 15 anos após a sua apresentação.

Olhando para o MacBook Air hoje em dia, parece mais um entre muitos computadores portáteis finos. Mas quando foi lançado em 2008, era um produto verdadeiramente revolucionário.

MacBook Air original foi apresentado durante a Macworld Expo 2008

Ao seu estilo, Steve Jobs apresentou o produto durante a Macworld Expo 2008 em São Francisco. E surpreendeu todos na plateia quando retirou o produto de um envelope que tinha ali ao lado. Podes rever o momento icónico no vídeo abaixo.

À data, o MacBook foi apresentado como notebook mais fino do mundo. “Construímos o notebook mais fino do mundo — sem sacrificar o teclado de tamanho normal ou um ecrã de 13 polegadas de tamanho normal”, afirmou o executivo.

MacBook Air foi o primeiro portátil com trackpad multi-toque

Recorde-se que o MacBook Air original chegou ao mercado com uma única porta USB, entrada para jack 3.5 e porta Micro-DVI. Foi também o primeiro portátil da empresa a abandonar a porta para CDs ou DVDs e a chegar com a possibilidade de utilizar SSD.

Este também foi o primeiro produto da Apple a testar uma das grandes qualidades dos seus computadores portátáteis - o trackpad multi-toque. Foram muitas “primeiras vezes” para um só produto.

Destacam-se ainda especificações de um processador Intel Core 2 Duo, com 1,6 GHz. Tinha 2 GB de RAM e 80 GB de armazenamento interno. O preço, claro, era bem salgado: foi lançado por 1799 dólares nos Estados Unidos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.