LomoMod No.1: conhece a câmara fotográfica que TU podes montar!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Lomography é uma empresa que vende câmaras e acessórios personalizados fora do comum. Hoje apresentaram a LomoMod No.1, uma câmara fotográfica que pode ser montada pelo utilizador, um verdadeiro projeto DIY (Do It Yourself - Faz Tu Próprio). Vê o vídeo de introdução.

Como podes ver, a LomoMod No.1 vem num kit com instruções estilo IKEA ou LEGO, onde o utilizador monta tudo. A câmara é feita com cartão reciclável e parece ter o mínimo de robustez. O kit vem completo com a câmara, lente e ainda uma argola para que se possa montar uma fita e colocar ao pescoço. O preço de retalho online é de 49 euros.

Visita o site oficial da Lomography

Como funciona a câmara fotográfica feita de cartão?

A Lomography foi bastante criativa na forma como incluíram uma lente funcional nesta câmara tão básica. O seu corpo é feito de cartão mas a sua lente utiliza um método eficaz bastante antigo: a lente cheia de líquido, inventada por Thomas Sutton.

lente liquida
A lente com líquido, inventada por Thomas Sutton

Thomas Sutton foi um fotógrafo e inventor britânico que viveu durante o século 19. Estando a humanidade nos primórdios da invenção fotográfica, Sutton inventou um método de capturar fotografias panorâmicas. Na altura, o comum era "coser" várias fotografias para criar um panorama.

O sistema de Sutton utiliza uma lente esférica cheia de água que permite capturar fotografias panorâmicas com pouco esforço. Adaptando a ideia original de Sutton, a Lomography conseguiu criar uma lente funcional, adaptada para os tempos modernos.

A LomoMod No.1 é uma câmara da velha guarda em todos os sentidos

A câmara da Lomography utiliza rolos clássicos de fotografia, com tamanhos que variam entre 35, 16, 120 ou 110mm. O site da Lomography até providencia algumas noções sobre como revelar os rolos, embora o recomendado seja ir a um estabelecimento adequado.

lomomod no.1 sample
Foto tirada com a LomoMod No.1

Assim sendo, utilizando um método com mais de 100 anos, cartão reciclável e rolos de fotografia, a LomoMod No.1 é uma câmara "old school" em todos os sentidos. É certamente um gadget interessante para uma prenda completamente fora do normal ou um acessório para ter em casa.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.