Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Logitech MX Keys Review: excelente teclado para trabalho

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

O Logitech MX Keys é o melhor teclado wireless para trabalho que podemos comprar atualmente, superado apenas pelo Craft, apontado aos criativos. Sobretudo se o combinarmos com o MX Master 3, temos dois dos melhores periféricos para produtividade.

Mais que um teclado de PC, o MX Keys foi concebido para dar prioridade à produtividade, personalização das configurações, durabilidade e conforto de utilização.

O preço deste teclado sem-fios avançado situa-se próximo dos 100 euros.

teclado Logitech MX Keys

Os destaques do teclado Logitech MX Keys

✅ Design elegante e minimalista com muito boa construção
✅ Retro-iluminação das teclas inteligente com sensor de proximidade
✅ Autonomia de bateria para 1 semana (média)
✅ Conforto e velocidade de escrita no teclado
✅ Pode ser usado em até 3 computadores com o Logitech Flow
❌ Apoio de pulsos vendido separadamente
❌ Não está disponível com layout PT

A construção do teclado é muito boa

teclado Logitech MX Keys

Altura: 2 cm
Largura: 43 cm
Profundidade: 13,2 cm
Peso: 0,8 kg

Construído a partir de uma estrutura metálica que lhe confere a rigidez, estabilidade e incute confiança na sua durabilidade, a impressão que temos é muito positiva. As teclas são feitas de plástico ABS de alta densidade e o seu perfil é baixo.

É ideal para usar na secretária ao ser relativamente pesado (0,8 kg) com pés de borracha que evitam deslizes ao escrever. O revestimento das superfícies exteriores é de plástico de boa qualidade, mas há alguma torção ao pegar no produto.

Não é tão compacto como o Magic Keyboard da Apple, nem tem o acabamento metálico deste, mas as teclas do MX Keys são tão boas ou ainda melhores que este.

O design é sóbrio e adequado ao ambiente profissional

teclado Logitech MX Keys

Estrutura: cinza-escuro
Teclas: preto
Iluminação: branco

O Logitech MX Keys é perfeito para usar no escritório, na secretária com o computador de trabalho. Destaca-se pelos cantos arredondados, aparência metálica e atenção ao detalhe, mantendo o aspeto sóbrio que se adequa ao ambiente profissional.

Trata-se de um teclado completo, com teclas alfanuméricas, uma boa dúzia para controlo de multimédia, ou funções atribuíveis através do software Logitech Options. Ao pressionar Fn+Esc alternamos entre as teclas de funções e controlo multimédia.

O teclado conta com sensores de proximidade que ativam a iluminação das teclas ao sentirem as mãos a aproximar-se e vice-versa. A iluminação, branca, é ajustável em 7 graus e pode ser desativada, algo que acontece automaticamente ao chegar aos 10% de carga.

A escrita é rápida e confortável no MX Keys

teclado Logitech MX Keys

Switches: Tesoura
Tipo: Teclado completo (alfanumérico)

O teclado MX Keys é similar ao Magic Keyboard na deslocação entre as teclas. Em ambos os casos as teclas estão bastante próximas umas das outras o que minimiza a distância que os dedos têm de viajar e ajuda a aumentar a velocidade de escrita.

Por outro lado, no teclado Logitech temos mais espaço, mais teclas - um total de 108 - e espaço para os dedos. Aliás, a superfície de cada tecla é relativamente côncava para que o dedo repouse, quase centro, no centro da mesma, evitando erros.

Aponta-se, como um contra, a não inclusão do apoio / suporte para pulsos na caixa deste teclado para trabalho. O mesmo pode ser adquirido à parte por cerca de 20 €, mas seria tão mais valioso se já estivesse incluído com o produto

Todas as teclas têm um perfil baixo, sendo um teclado relativamente silencioso, sem perturbar quem está à nossa volta, ou poluir uma chamada de zoom com o ruído do teclar.

Este perfil baixo das teclas confere-lhe boa estabilidade e o próprio relevo diminui as chances de errar a tecla.

A autonomia é suficiente para uma semana de trabalho

teclado Logitech MX Keys

Autonomia: até 5 meses sem iluminação / até 10 dias com iluminação

O teclado wireless para computadores tem uma porta USB-C para carregamento rápido da bateria integrada. O MX Keys não usa pilhas, mas sim uma bateria recarregável com cabo USB-C incluído na caixa para este efeito.

Dito isto, podemos contar com até 10 dias de autonomia com a iluminação ativa no nível mínimo e uso moderado (3-4 horas diárias). Para utilizadores intensivos (cerca de 8 horas diárias) - com iluminação média - a média ronda os 5 dias de utilização.

teclado Logitech MX Keys

Vale frisar que o teclado Logitech tem dois sensores para automatizar a iluminação. O primeiro deteta quando os dedos se aproximam das teclas para as iluminar. O segundo é um sensor de luminosidade ambiente que ajusta a intensidade da iluminação LED.

Em síntese, para utilizadores intensivos temos autonomia para uma semana de trabalho (5 dias) com a benesse do ajuste automático da retro-iluminação. É um luxo integrado neste teclado avançado para PC e Mac.

O teclado wireless tem conetividade Bluetooth com adaptador USB

teclado Logitech MX Keys

Conexão: Bluetooth ou adaptador USB

O teclado Logitech MX Keys pode ligar-se através de Bluetooth, ou via o adaptador USB a 2,4 Ghz incluído na caixa, sem lag ou atraso na digitação detetável. Podemos, inclusive, emparelhar este teclado wireless com até três dispositivos diferentes.

Por exemplo, se quisermos trabalhar com o iMac, portátil e um smartphone, podemos usar o mesmo teclado para estes equipamentos sem dificuldade de transição. Tudo o que temos a fazer é pressionar uma das três teclas dedicadas aos canais wireless.

Isto é altamente conveniente e tornam o MX Keys num produto versátil. Após a primeira configuração, podemos alternar entre o computador fixo, portátil e até o telefone ou tablet.

Para maior produtividade temos algumas "Options" da Logitech

teclado Logitech MX Keys

Software: Logitech Options

A Logitech disponibiliza o software Options para controlar, descobrir e personalizar o teclado avançado. Aqui também podemos tirar mais proveito dos ratos da linha MX Master, entre outros produtos Logitech, é centro de controlo bastante intuitivo.

Aqui podemos configurar as teclas de funções, atribuindo tarefas específicas para diferentes aplicações como o Adobe Photoshop, Google Chrome, jogos, entre outros programas instalados na máquina.

É também a partir do Logitech Options que podemos definir o que fazem algumas das teclas de atalho no teclado, ver os níveis de bateria do mesmo e guardar as configurações / perfis de utilizador.

teclado Logitech MX Keys

Por fim, caso também estejam a usar um rato MX Master 2S ou MX Master 3, uma das funções úteis é o Flow. Isto permite, por exemplo, copiar um ficheiro do computador e colar o mesmo no smartphone, ou no portátil - nos produtos emparelhados.

Em síntese, apesar de não serem abundantes, as opções de personalização estão presentes no Logitech Flow, sendo um software fácil de usar e que acrescenta valor ao produto.

Falta o layout PT, mas é possível viver com o ES

teclado Logitech MX Keys

A pontuação, sinalética e carateres especiais do idioma luso estão lá - e nos locais habituais - desde que o computador também esteja configurado para o idioma português.

A falta do layout PT é um inconveniente, mas não compromete o uso do teclado.

Recomendo não olhar para as teclas, mas ir premindo as mesmas até encontrar a cedilha, til e toda a sinalética do idioma português, ainda que obriguem a um período de habituação. Está longe de ser o cenário perfeito, mas a produtividade não é comprometida.

Para quem é este teclado wireless da Logitech?

teclado Logitech MX Keys

Se tens um computador Mac - opta pela versão especial para Mac. Se usas um Magic Keyboard da Apple e procuras um teclado muito similar, mas com mais teclas e espaço, esta é a solução perfeita - ou quase não fosse o layout ES.

É, acima de tudo, um teclado de trabalho, ideal para quem tem vários computadores ou dispositivos que usa diariamente, podendo ser usado em até três equipamentos. Para otimizar o fluxo de trabalho, o workflow é um aliado valioso!

Este é o teclado de trabalho a comprar. É perfeito para um setup dedicado à produtividade e a companhia perfeita para o rato MX Master 3, pois desbloqueia o software Logitech Flow.

O veredito e opinião 4gnews

teclado Logitech MX Keys

Inicialmente irritante pelo layout ES, assim que localizei todas as teclas e respetivos carateres não se assomaram ao pensamento tais preocupações. É um teclado tão ou mais produtivo que qualquer rival com layout português, mas claro, não é um cenário ideal.

Parti de um Magic Keyboard da Apple pelo que estava habituado a teclados de perfil ultra-baixo e discreto. Com o mínimo de deslocamento entre teclas que tanto agradam a um pianista preguiçoso e com a retro-iluminação em falta no rival da Apple.

Em 5 estrelas possíveis atribuo-lhe 4,5 devido à falta de layout português e ao plástico que pauta a sua construção. É um teclado de topo e deveria trazer o suporte para pulsos, mas que em tudo o resto é deveras excelente.

O teclado está disponível na Amazon.ES por cerca de 100 €. A 4gnews agradece à Logitech Portugal a cedência dos produtos para teste.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.