Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Os 10 melhores ratos para trabalho (ergonómicos e verticais) em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

Os melhores ratos para trabalho são ergonómicos ou verticais para maximizar a produtividade. Se procuras um rato para computador estas são as melhores compras em ratos para PC, incluindo os que podem ajudar quem sofre com dores de pulso.

1. Rato ergonómico Logitech M575

Logitech ERGO M575 Rato Trackball sem fios

Tipo: rato com trackball
Ligação: WiFi, USB
Sensor: Laser com 2 000 DPI
Clique: Normal
Cores: Preto / Azul

O rato ERGO M575 da Logitech é um dos melhores ratos de trabalho com trackball e formato compacto, ideal para deslocações. Com 3 botões programáveis, scroll e trackball, acaba por unir duas formas precisas de controlar o conteúdo num rato ergonómico.

Com um sensor laser, é possível ajustar a sua velocidade, usufruindo da tecnologia Logitech Unifying que permite emparelhar e usar este rato com até 6 dispositivos via Wi-Fi. É um rato ergonómico, ótimo para trabalhar confortavelmente por longas horas.

Em caso de necessidade é possível remover a trackball para limpeza, tendo botões dedicados para avançar, ou retroceder, em páginas Web, por exemplo. É alimentado por 1 pilha AA, com autonomia para até 24 meses com Unifying.

2. Rato Logitech M190

Logitech M190 Rato sem fios

Tipo: rato de viagem
Ligação: WiFi (2,4 GHz)
Sensor: Ótico com 1000 DPI
Clique: normal
Cores: Azul, Cinza e Vermelho

O M190 da Logitech é o melhor rato barato, sem-fios, ótimo para viajar e trabalhar no portátil, além de estar disponível em vários realces de cor. A construção é bastante boa, sendo bastante leve, muito compacto e com materiais duráveis.

O rato de PC usa uma pilha AA para até um ano de autonomia. Apresenta 3 botões, com o scroll, sendo compatível com Windows e Mac, para trabalhar em qualquer lugar, com boa precisão na navegação e um clique relativamente silencioso.

Tem uma ótima relação preço / qualidade, sendo um dos melhores ratos para trabalhar, sendo frequente estar em promoção e custar até 10 euros. Tendo em conta o preço baixo, é provavelmente o melhor rato Bluetooth para quem quer gastar pouco.

3. Rato ergonómico Logitech MX Master 3S

Rato Logitech MX Master 3S

Tipo: rato ergonómico profissional
Ligação: Bluetooth, Wi-Fi, USB-C
Sensor: ótico 8000 DPI
Clique: Silencioso
Cores: Branco e Cinza

O MX Master 3S, da Logitech, é o melhor rato para trabalho, para criativos e para quem faz código, com soberba precisão de 8000 DPI. Tem um formato ergonómico muito confortável com construção durável e versão otimizada para Mac.

Pode ser usado em 3 computadores em simultâneo, estando equipado com bateria cuja autonomia chega aos 70 dias, sendo carregado por USB-C, com carga rápida. A qualidade de construção é ótima, com os scrolls em aço.

O melhor rato ergonómico tem 7 botões, alguns personalizáveis para programas de desenho e edição, sendo totalmente compatível com macOS, Windows e Linux. Este rato para PC é silencioso e funciona em qualquer superfície, inclusive vidro.

4. Rato ergonómico Logitech MX Vertical

Logitech MX Rato sem fios ergonómico

Tipo: rato ergonómico profissional
Ligação: Bluetooth, Wi-Fi, USB-C
Sensor: ótico 4000 DPI
Clique: Normal
Cores: Cinza

O MX Vertical da Logitech é um dos melhores ratos para trabalho com orientação vertical (ângulo de 57º) que reduzirá a fadiga no pulso ao proporcionar uma posição mais natural para trabalhar no computador. É o melhor rato ergonómico para PC.

A ergonomia e redução da pressão no pulso é o maior destaque deste rato de PC que pode ser usado em 3 computadores em simultâneo. Tem bateria com autonomia para até 70 dias, com carga rápida por USB-C e boa construção.

Tem 4 botões personalizáveis, para perfis de utilizador e programas específicos de desenho e edição, sendo compatível com macOS, Windows e Linux. A textura deste rato para PC aumenta o seu conforto de utilização ao trabalhar.

5. Rato Logitech B110

Rato silencioso Logitech B110

Tipo: rato básico
Ligação: USB
Sensor: Ótico de 1000 DPI
Clique: silencioso
Cabo: 1,8 metros

O rato B110 da Logitech é o rato mais barato que podemos recomendar pela durabilidade, facilidade de uso e, claro, o preço com promoções frequentes. O design é simples, mas os materiais de construção têm um mínimo de qualidade e robustez.

A ligação ao computador é feita por cabo USB (1,8 metros), com clique silencioso ideal para escritório. É um dos melhores ratos para PC pela relação qualidade / preço e durabilidade, além dos botões silenciosos para trabalhar sem incomodar.

Por fim, este rato barato é compatível com Windows, Mac, Chrome OS, Linux, com 3 botões (o scroll é o terceiro botão).

6. Rato gaming Razer DeathAdder Essential Clássico

Razer DeathAdder Essential Clássico

Tipo: rato gaming ergonómico
Ligação: USB
Sensor: Ótico de 6 400 DPI
Interruptores: Razer
Peso: 96 gramas

O rato gaming Razer DeathAdder Essential é um clássico com excelente relação qualidade / preço. Tem 5 botões Hyperesponse com garantia de durabilidade até 10 milhões de cliques, sensibilidade de 6 400 DPI (reais) e formato ergonómico para jogar.

A quem procura um rato gaming barato e bom, esta é a melhor compra, com design ergonómico, grande durabilidade de materiais, iluminação LED em verde. Promete grande rendimento e desempenho em jogos com preço baixo e muito competitivo.

Em suma, este é possivelmente o melhor rato gaming qualidade / preço com 96 gramas, ligação USB e Razer Synapse 3.

7. Rato vertical ergonómico Evoluent VM4RW

Evoluent VM4RW Rato vertical direito Evoluent4

Tipo: rato ergonómico profissional
Ligação: Bluetooth, Wi-Fi, USB-C
Sensor: ótico 4000 DPI
Clique: Normal
Cores: Preto / Azul

O rato vertical VM4RW da Evoluent é o melhor para evitar dor de pulso, muito ergonómico e indicado sobretudo para quem trabalha de pé, em secretárias elevatórias. Tem 6 botões programáveis, com a mão a chegar a todos sem esforço extra.

Apresenta um descanso para o polegadas, confortável e com dois botões programáveis dedicados. Conta com quatro níveis para ajuste da precisão (DPIs), com LED indicador e botão físico dedicado para um acerto rápido e direto.

Através do software Evoluent Mouse Manager é possível configurar os 6 botões deste rato vertical. Além disso, tem uma base larga, com espaço para a mão assentar confortavelmente, sendo o melhor rato ergonómico da atualidade.

8. Rato Kensington Orbit Trackball

Kensington K72337EU Orbit - rato com cabo

Tipo: rato com trackball
Ligação: USB
Sensor: Ótico
Clique: Normal
Cores: Preto / Azul

O rato Orbit Trackball da Kensington tem trackball indicado para trabalhar, ambidextro e com um útil anel rotativo para fazer scroll rápido e preciso entre as páginas. Tem 2 botões configuráveis, além de ligação USB-A ao computador.

Destaca-se pela trackball de tamanho médio (40 mm), para maior precisão e com o software TrackballWorks é possível atribuir funções e personalizar os dois botões do rato. Além disso, é compatível com PC Windows, bem como Mac.

O produto vem acompanhado de um descanso para pulso que podemos encaixar para uma posição de trabalho mais ergonómica. É um rato aclamado, indicado para quem procura o máximo de precisão que só a trackball consegue proporcionar.

9. Rato Logitech MX Anywhere 3S

Logitech MX Anywhere 3S

Tipo: rato de viagem profissional
Ligação: WiFi, Bluetooth, USB
Sensor: ótico 8000 DPI
Clique: Silencioso
Cores: Branco, Cinza e Rosa

O MX Anywhere 3Sda Logitech é o melhor rato compacto, de viagem. Equipado com caraterísticas de topo, pode ser usado em vários dispositivos graças ao Logitech Flow, além funcionar em qualquer superfície com bastante precisão e versão para Mac.

O rato Logitech tem um total de 6 botões, sendo vários deles programáveis, além do scroll clicável e desenho ergonómico. É muito bem construído, sendo durável e com uma textura própria na lateral para melhorar a sua ergonomia e conforto de uso.

Está equipado com uma bateria de 500 mAh que lhe confere autonomia até 70 dias, com LEDs indicadores da carga. Com o software Logitech Options podemos atribuir funções específicas aos botões para trabalhar em diferentes programas.

10. Rato gaming ergonómico Razer DeathAdder V3

Razer DeathAdder V3

Tipo: rato gaming ergonómico
Ligação: USB
Sensor: Ótico de 30 000 DPI
Interruptores: Óticos Gen 3
Peso: 59 gramas

O DeathAdder V3 da Razer é o melhor rato gaming ergonómico para jogar ou trabalhar com conforto, switches óticos para um acionamento imediato, além do sensor ótico de alta precisão, ajustável consoante as necessidades do utilizador.

Tem cinco perfis de memória que permitem ajustar este rato gaming para configurações competitivas, ou a cenários de trabalho. A construção é boa e a ligação ao computador é feita por USB, com cabo revestido a tecido para maior durabilidade.

O rato gaming tem 8 botões configuráveis através do software Razer Synapse para macros de acesso rápido. O design do mesmo ajusta-se à maioria dos tamanhos de mão, com traços ergonómicos e iluminação LED, agora mais leve com 59 gramas.

Segue os nossos guias e faz a melhor compra:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.