Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Logitech MX Master 3 review: o melhor rato wireless para trabalho

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

O Logitech MX Master 3 é o melhor rato para trabalho que podes comprar. É o modelo mais recente da longa linha de produtos dedicados aos profissionais e utilizadores inteligentes a ser colocado no mercado pela Logitech e vem em dois sabores.

Podemos adquirir a versão para Mac com o esquema de cor a condizer com o cinza da Apple e a depender sobretudo da ligação Bluetooth, ou na versão convencional com uma tez mais clara e apenas nesta última temos o adaptador USB na caixa.

O preço deste rato sem-fios para trabalho situa-se próximo dos 100 euros.

Logitech MX Master 3

Os destaques do rato Logitech MX Master 3

✅ Corpo esculpido para acomodar a mão na perfeição
✅ Textura ligeiramente áspera mas cómoda
✅ Autonomia de bateria para até 70 dias
✅ Vários botões convenientes para diversas funções
✅ Pode ser usado em até 3 computadores com o Logitech Flow
✅ Logitech Options torna-o ainda mais útil, versátil e personalizado
❌ Versão para Mac não traz o recetor universal (dongle) USB-A

A qualidade de construção do rato é excelente

Logitech MX Master 3

Altura: 51 mm
Largura: 43 mm
Profundidade: 124,9 mm
Peso: 151 gramas

O material de revestimento do novo rato é mais confortável, com textura que garante a boa aderência da mão. A roda de scroll principal e secundária (lateral) têm um acabamento cromado e construção metálica que lhe conferem um toque premium.

O corpo do MX Master 3 é construído em plástico sólido e bem-acabado, de textura suave, particularmente sóbrio na edição para Mac, igualmente apelativo na versão convencional.

Em ambos os casos há uma melhoria notória na construção face ao 2S.

Logitech MX Master 3

Este rato para trabalho vem bem embalado e na caixa, além dos manuais de iniciação rápida temos apenas o cabo USB-C para carregamento, correspondendo-lhe uma entrada USB-C no corpo do produto.

A versão para Mac não traz o adaptador universal USB-A (unificador), usando apelas a ligação Bluetooth.

O design e os botões do rato avançado

Logitech MX Master 3

Botões: 5
Scroll: 2 rodas

O design está mais orgânico e ergonómico que nunca no MX Master 3. Ao passo que o antecessor 2S tem alguns ângulos fortes, a versão melhorada e aperfeiçoada pauta-se pelas curvas que garantem um encaixe perfeito da mão, mesmo mãos grandes!

Está disponível apenas para destros - mão direita - com as melhorias de design a serem muito significativas. Não só o seu aspeto está mais profissional, mas também a qualidade dos materiais usados.

Logitech MX Master 3

Temos um repouso para o polegar que também conta com um dos botões e onde o modelo anterior ficava com este botão preso, no novo Master 3 o problema foi corrigido. Podemos pressionar o botão com o polegar, sem este ficar gradualmente preso.

A lateral apresenta também dois botões discretos para avançar ou retroceder (refazer ou anular), abaixo do scroll secundário. É uma das maiores mudanças face ao Master 2S, tendo os novos botões um clique mais firme e confiante.

Logitech MX Master 3

Ao pegar e usar o rato o polegar tem assim acesso a 3 botões sem qualquer esforço. Os dois simétricos para avançar/retroceder e o botão na base ou descanso do dedo que se desdobra em várias ações quando conjugado com o movimento do rato.

Botões com fartura e bastante personalização

Por exemplo, ao clicar no botão do polegar e arrastar o rato para a frente, lança-se o Mission Control no Mac. Ao carregar e puxar para trás o rato, desencadeia outra ação. Isto pode ser controlado e definido no software Logitech Options.

Logitech MX Master 3

Os dois botões principais têm um bom clique, não muito ruidoso, mas nada silencioso, firme e convicto. Usar os dois botões principais pouco esforço requer uma vez que a mão encaixa na perfeição do corpo deste Logitech MX Master 3.

O scroll infinito, mais rápido e muito preciso

Logitech MX Master 3

Scroll: Infinito ou Granular

A roda de scroll principal também pode servir como botão e tem dois modos de operação. O primeiro modo dá-nos um controlo granular, com intervalos certos ou passos definidos e o segundo dá-nos o scroll infinito.

Para alterar entre os modos de scroll basta clicar no botão central, imediatamente atrás da roda principal.

Pessoalmente preferi o scroll infinito na maioria dos cenários, com o scroll granular a ser útil para ler um documento com atenção, por exemplo. Este mecanismo é controlado agora por ímanes, sendo uma das melhorias face ao Master 2S.

O software Logitech Options é muito útil para o Master 3

Logitech MX Master 3

Software: Logitech Options
Plataformas: Windows e Mac

O Options expande muito a personalização e utilidade do Logitech MX Master 3. Não só podemos ver um guia com todas as funções e botões do rato, como podemos atribuir diferentes e funções a cada um dos 6 botões além dos dois principais.

Aliás, para cada um destes botões acessórios podemos criar um perfil para vários programas e aplicações como o Adobe Photoshop, Lightroom, Final Cut Pro X, entre outros. Para cada aplicação / programa o rato pode desempenhar funções distintas.

Logitech MX Master 3

Além disso, também podemos ajustar a sensibilidade do scroll, vários parâmetros e comportamentos do rato. Aí também temos acesso aos níveis de bateria, podemos guardar e sincronizar os perfis de utilizador criados na nossa conta e muito mais.

A utilização do Logitech Options é altamente recomendada para tirar o máximo proveito deste rato wireless profissional. É intuitiva, repleta de opções e controlos, e gratuita, uma plataforma "obrigatória".

É também através do Options que podemos ativar o Flow para usar este rato em até três dispositivos.

O Flow deixa-nos usar o Master 3 em até 3 dispositivos

Logitech MX Master

Podemos emparelhar o Logitech MX Master com até três dispositivos. Sejam três computadores, três tablets, ou três smartphones (ou um de cada). A versão para Mac não traz o dispositivo unificador (o adaptador USB), mas pode funcionar com ele.

A conexão é estabelecida através de Bluetooth e na parte inferior do rato temos o botão Easy Switch seletor de canal. O canal ativo é indicado pelo LED que acompanha cada um dos três ícones.

O Flow também permite copiar um documento de um computador e colar no outro. É uma ferramenta para utilizadores intensivos e funciona na prática, permitindo copiar de um lado e colar do outro, tudo através de Bluetooth.

Rato wireless com conetividade Bluetooth

Logitech MX Master

Sensibilidade: 4 000 DPI
Conexão: Bluetooth ou wireless 2,4 Ghz

O Logitech MX Master 3 liga-se aos computadores e outros dispositivos através da conexão Bluetooth ou do dispositivo unificador a 2,4 GHz (USB-A) que não é incluído na versão Mac.

Este rato tem uma sensibilidade de 4 000 DPI, mais que suficiente para uso em trabalho, mas importa frisar que existem ratos com 16 000 ou mais DPI's no segmento gaming.

Ainda que a resolução / sensibilidade seja mais que suficiente para os cenários em que o Master 3 será utilizado, gostava de ter visto uma melhoria, por mínima que fosse, perante o modelo Master 2S.

A melhor autonomia num rato wireless para trabalho

Logitech MX Master

Autonomia: até 70 dias
Carregamento: 100% em 2 horas

A autonomia é um "não problema". É raro carregar este rato, mas caso necessite em duas horas o processo está completo. Temos também o LED indicador, atrás do scroll secundário, que nos diz quando este precisa eventualmente de carga.

A porta de carregamento está convenientemente colocada à frente - USB do Tipo C - tal como o cabo incluído. É um processo simples e podemos continuar a usar o rato enquanto ele carrega por cabo. A autonomia é fantástica.

O veredito e opinião 4gnews

Logitech MX Master

Digno do apelido Master. Não terá sido fácil reinventar a roda, ou reformular um dos melhores ratos do mercado, mas a Logitech conseguiu-o com o Master 3. É absolutamente brilhante, eficaz e profissional em todos os aspetos que realmente importam.

Bem construído, elegante, cómodo e feito para mãos grandes (só mãos direitas), resolve algumas das falhas do modelo anterior e aperfeiçoa os melhores aspetos deste. A bateria não acaba, e quando precisa de carga o processo é rápido.

Está disponível em "dois sabores", para Mac e na versão standard, sendo o primeiro conectável apenas via Bluetooth, ou caso já tenham um unificador universal por casa, combina muito bem com o MX Keys.

Parti de um MX Master 2S e encontrei no MX Master 3 um produto repleto de boas surpresas.

Em 5 estrelas possíveis atribuo-lhe 4,8. Gostaria de ter visto um sensor com mais DPI's face à versão anterior e para quem possa estar à procura de um rato para mão esquerda, aqui tem azar. Tirando isso, é o melhor rato para trabalho que podemos comprar.

O rato está disponível na Amazon.ES por menos de 100 euros, tanto na versão standard como na versão para Mac. Antes de ires, vê o nosso veredito ao MX Keys, o teclado perfeito para acompanhar este rato profissional.

A 4gnews agradece à Logitech Portugal a cedência dos produtos para teste.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.