Kobo Clara 2E review: eReader versátil e compacto para levar no bolso

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 11 min.

O Clara 2E é o mais recente eReader ou leitor digital da KOBO. Trata-se de um leitor de livros em formato digital ou eBooks que também permite a audição de audiolivros via Bluetooth.

O preço do Kobo Clara 2E é de 149 € em Portugal e a sua capa - SleepCover - custa 29,90 €.

Ainda que o seu aspeto geral é idêntico ao KOBO Clara HD, mas integra várias melhorias face ao seu antecessor. O melhor de tudo? O seu ecrã E Ink de última geração, formato compacto (e excelente capa) fazem dele uma boa alternativa ao Paperwhite da Kindle.

eReader Kobo Clara 2E

Em seguida, nesta análise, damos a conhecer a mais recente aposta, eco-consciente, da Rakuten Kobo.

Pontos fortes

✅ Suporte para audiolivros via Bluetooth
✅ À prova de água, leve (171g) e bem construído
Ecrã de 6'' E Ink Carta 1200 anti-reflexo
Boa resolução de 1448 x 1072 pixeis - 300 PPP
✅ 85% da construção usa plástico reciclado

Pontos fracos

❌ Inconsistência / Flicker do ecrã
❌ Inconsistência na duração da bateria

Ecrã nítido de 6'' HD E Ink Carta 1200 anti-reflexo

eReader Kobo Clara 2E

O Kobo Clara 2E é um eReader, portanto, a qualidade de visualização dos conteúdos é o aspeto crucial na hora de escolher um novo produto. Neste quesito, alegra-nos constatar que a tecnologia do KOBO, empregue neste leitor com o ecrã E Ink Carta 1200 é muito boa, mesmo para os leitores mais exigentes.

Temos bastante definição e letras de contornos vincados graças à densidade de 300 pixeis por polegada (300 PPP). Para além disso, o revestimento anti-reflexo (anti glare) possibilita a leitura ao ar livre, mesmo sob a luz solar incidente.

eReader Kobo Clara 2E

Este ecrã de 6 polegadas é um dos melhores atributos do Kobo Clara 2E, virtualmente desprovido de reflexos e com uma textura quiçá similar à do papel. Para além disso, regista o toque de forma suficientemente rápida.

Em suma, seja para escrever a palavra passe do WiFi, ou para virar a página, o ecrã responde exatamente como seria de esperar. Não é demasiado rápido, o que criaria uma experiência mais artificial e digital, mas nunca chegando a ser lento.

Virar a página é fácil e as margens são bem-vindas

eReader Kobo Clara 2E

Ao contrário de um smartphone, em que os bezels são geralmente um incómodo, neste eReader Kobo Clara 2E (bem como nos tablets), as margens são úteis para segurar o produto sem tocar no ecrã.

Nesse ponto, temos aqui área suficiente para agarrar em segurança e comodidade.

eReader Kobo Clara 2E

Importa frisar que as margens não estão exatamente ao mesmo nível do ecrã. Há, com efeito, um ligeiro desnível - ecrã está mais fundo face à superfície do corpo e margens - facilitando o "agarrar", bem como o virar de página.

Em suma, temos um ecrã relativamente compacto, mas assim que começamos a usar o Clara 2E somos contemplados com uma excelente apresentação do texto, com cada caractere bem definido, nítido e, em suma, fácil de ler.

Modo Escuro, ou modo Claro? Sem esquecer o Modo ConfortLight PRO

eReader Kobo Clara 2E

O busílis de qualquer leitor digital, o modo como o texto é apresentado e o ecrã agarra o olhar do utilizador. Com efeito, apraz-me dizer que encontrei no eReader Kobo Clara 2E um ecrã dinâmico, variando em intensidade de brilho e temperatura de cor.

Para tal, o software entrega-nos vários controlos, manuais ou automáticos, efetivamente acatando as preferências de cada leitor.

eReader Kobo Clara 2E

Mais concretamente, o eReader Kobo Clara 2E está equipado com os seguintes modos de exibição:

  • Modo Escuro
  • Modo ConfortLight PRO - reduz a luz azul
  • Modo de Iluminação Natural - ajuste automático

eReader Kobo Clara 2E

O Modo Escuro, por exemplo, permite-nos alterar o fundo para preto com letras em branco, bastando para tal um toque.

Por outro lado, o modo ConfortLight PRO adapta automaticamente a temperatura de cor e brilho do ecrã para, ao longo do dia, entregar sempre uma experiência de leitura confortável. Este foi o modo que acabei por ativar por predefinição.

eReader Kobo Clara 2E

A experiência de leitura é efetivamente boa, ou até mesmo excelente, com bastante capacidade de personalização, ou ajustes automáticos que melhoram a sua utilização.

Software simples, intuitivo e eficaz no Kobo Clara 2E

eReader Kobo Clara 2E

A interface do eReader Kobo Clara 2E é limpa e fácil de entender. O produto mostra-se rápido ao mudar entre menus e ecrãs, bem como na maioria das configurações. O melhor de tudo? A simplicidade com que podemos ajustar o tipo de letra, tamanho, etc.

Temos elementos familiares com qualquer smartphone como a barra de topo e barra inferior de navegação. A partir daí podemos navegar pelos principais menus do produto, ou alterar as rotinas de ajuste automático da temperatura de cor do ecrã e muito mais.

eReader Kobo Clara 2E

Está tudo bem organizado na interface geral do Kobo Clara 2E e consegui encontrar tudo o que necessitava, mesmo não conhecendo à priori o software e capacidades do produto. Isto prova que a sua organização é eficiente e, acima de tudo, intuitiva.

eReader Kobo Clara 2E

Em suma, com todas as funções e possibilidades do produto bem organizadas pelo software, quando queremos explorar as suas capacidade não perdemos tempo em menus complicados. A navegação e controlo é simples e bem concebida.

Não fosse o flicker do ecrã...

eReader Kobo Clara 2E

Extremamente irritante, pelo menos nesta unidade, é o constante flicker sempre que tocamos no ecrã. Ao querer alternar entre menus, o ecrã passa momentânea mente do Modo Escuro com fundo preto, para o normal com fundo branco.

É um piscar de preto para branco, é distrativo e mais parece um autêntico glitch ou falha, vindo macular uma experiência de utilização de outro modo ideal.

Ligação Wi-Fi e Bluetooth entre os destaques de Conetividade

eReader Kobo Clara 2E

O Kobo Clara 2E tem conetividade Wi-Fi, ligando-se, por exemplo, à Internet de casa para descarregar atualizações de firmware, novos livros através da cloud e da loja oficial da Rakuten, entre outras fontes.

Para além disso, o eReader tem ligação Bluetooth, ideal para explorar outra das suas melhores capacidades, a reprodução de audiolivros.

A configuração é simples - acedemos ao menu de ligação Bluetooth, procuramos o dispositivos e fazemos o emparelhamento.

eReader Kobo Clara 2E

A partir daí, o Kobo Clara 2E pode reproduzir o áudio numa coluna ou altifalante Bluetooth, nos auscultadores ou auriculares, entre outros dispositivos de saída com ligação Bluetooth. Ou seja, vem expandir consideravelmente a sua versatilidade.

eReader Kobo Clara 2E

Reconhecemos, de imediato, o potencial para proporcionar uma experiência auditiva a invisuais, ou utilizadores com fraca visão, com o audiolivro a guiar pelas páginas quem mais precisa.

Note-se, porém, que o Kobo Clara 2E não tem altifalantes, pelo que necessita obrigatoriamente de uma saída externa para reproduzir os audiolivros.

eReader Kobo Clara 2E

O Kobo Clara 2E tem ainda ligação USB do Tipo C, na aresta inferior do produto. Esta pode ser usada para carregar o produto, ou para o ligar ao computador, com cabo USB-C fornecido no interior da caixa.

Através desta ligação também podemos transferir conteúdo para o seu armazenamento interno, ou fazer atualizações do firmware.

Capacidade de armazenamento do eReader

eReader Kobo Clara 2E
Secção Os meus Livros com os principais livros do utilizador.

O Kobo Clara 2E tem um total de 16 GB de armazenamento interno. É o dobro do que encontram no rival Kindle Paperwhite, ou mesmo no antecessor, Clara HD. Ou seja, temos agora amplo espaço para mais livros nesta "estante digital".

Segundo a fabricante, é possível guardar até 12 mil livros, ou cerca de 75 audiolivros no eReader Kobo Clara 2E, o que já é um vasto acervo de obras.

eReader Kobo Clara 2E
Secção Início com os principais livros do utilizador.

Importa frisar que o utilizador pode encontrar e aceder a todos os seus livros através do Início, ou da secção, Os meus livros, sempre presente na barra inferior de navegação onde também temos a secção Descobrir e Mais (com opções avançadas).

eReader Kobo Clara 2E
Secção "Mais" com as opções avançadas do eReader.

A propósito, dentro da secção "Mais" temos os seguintes menus:

  • A minha lista de pedidos
  • Os meus artigos
  • Atividade
  • Destaques Beta
  • Configurações
  • Ajuda

O eReader suporta vários formatos de ficheiros como PDF

Importa também frisar que os livros podem ser adquiridos em várias lojas e em vários formatos: EPUB, EPUB3, FlePub, PDF, MOBI, JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, TXT, HTML, RTF, CBZ, CBR.

eReader Kobo Clara 2E

Em suma, temos uma grande versatilidade e suporte alargado para diferentes formatos. Aliás, podemos até passar ficheiros PDF para o eReader e continuar a ler o que começamos, por exemplo, no computador.

Todavia, alguns formatos de ficheiro como o PDF não suporta alterações no tamanho nem tipo de letra, ainda que seja possível ampliar (fazer Zoom).

eReader Kobo Clara 2E

Por fim, destacamos o TypeGenius, software incluído que entrega atualmente 12 tipos de letra, bem como mais de 50 estilos de tipos de letra. Ademais, segundo a fabricante, temos também a fonte OpenDyslexic, ideal para quem tem dislexia.

eReader Kobo Clara 2E

Mais ainda, este as capacidades úteis deste eReader temos a possibilidade de fazer Anotações, folhear rapidamente pelo Índice e até obter "dobrar o canto da página" para marcar o último ponto de leitura...tal como num livro de papel.

eReader Kobo Clara 2E

Podemos também usar um cursor para folhear rapidamente um livro, tal como se fosse um cursor de reprodução. Além disso, podemos ler os livros na vertical ou horizontal. É, em suma, repleto de possibilidades de leitura e navegação.

Autonomia de bateria relativamente sólida consoante o uso

eReader Kobo Clara 2E

O eReader Kobo Clara 2E tem uma bateria de 1 500 mAh e a sua duração varia bastante consoante o tipo de uso. Após a primeira carga, foram necessárias mais de duas semanas de utilização ligeira (1 hora de leitura diária) para o levar aos 1-2% de carga.

Por via da regra, o brilho esteve entre os 20% aos 40%, ainda que o modo Automático de ajuste do brilho e temperatura tenha sido usado a partir da segunda semana. Dito isto, terão autonomia para bem mais de uma semana entre cargas.

eReader Kobo Clara 2E

A velocidade de carga não é a maior, mas ligado ao carregador demorou cerca de 3,5 horas a chegar aos 100%. Porém, se o deixarem em modo standby, modo de espera, também terão um consumo de bateria que variará de utilizador para utilizador.

Uma situação que veio a estabilizar com as semanas de utilização e após algumas atualizações e sincronizações. Em suma, não temos uma excelente autonomia de bateria, mas é o suficiente para não termos que nos preocupar com demasiada frequência.

Design do produto é discreto...ou simplesmente aborrecido

eReader Kobo Clara 2E

O eReader Kobo Clara 2E tem uma aparência bastante discreta, ou mesmo aborrecida. Há, com efeito, pouco a louvar no seu look, ainda que cumpra a função e que na maior parte do tempo o tenha usado com a excelente capa de proteção.

A traseira do produto apresente uma textura mais ondulada, mas que pouco contribui para o grip e facilmente fica pejada de pó nestas ranhuras. O melhor? Usar este eReader com a sua capa dedicada que se descobra como stand horizontal ou vertical.

Construção muito leve, fácil de transportar para qualquer lado

eReader Kobo Clara 2E

O eReader Kobo Clara 2E tem alguma resistência à água e a sua construção em plástico reciclado é deveras leve. Está disponível neste azul-escuro, com frente em preto e apesar de não deslumbrar pelo design, cumpre a função.

eReader Kobo Clara 2E

O eReader Kobo Clara 2E tem um botão circular, grande, na sua traseira para alternarmos entre o Modo de Espera e o modo de operação normal. Para além disso, não temos outros botões ou controlos físicos no produto.

eReader Kobo Clara 2E

Vale ainda referir que a sua textura é suave, mas não escorregadia. Ainda assim, seria de esperar que as ondulações na traseira contribuíssem para uma maior rugosidade e segurança na mão, o que não se verifica necessariamente.

Não obstante, neste eReader tão leve não ficarão cansados de o segurar e com o seu perfil fino e compacto, cabe em qualquer bolso e virtualmente qualquer mala. É ótimo para o levar no dia a dia, sobretudo para viajar de avião em que todo o espaço é valioso.

A capa SleepCover é uma excelente adição ao eReader

eReader Kobo Clara 2E

O produto é efetivamente compacto, com cantos arredondados e margens agradáveis para segurar firmemente no produto. Dito isto, o seu handling ou pegada é agradável, com ou sem capa dedicada, a sua SleepCover que recomendo.

eReader Kobo Clara 2E

Disponível em várias cores: Laranja Coral, Verde Marinho e Preto.

A capa não só protege, coloca o eReader em modo do espera ao ser fechada e modo de leitura ao ser aberta, como serve de stand prático. Para além disso, a sua construção inspira confiança e durabilidade.

O eReader Kobo Clara 2E é boa compra se:

  • Querem um eReader compacto e leve para levar para todo o lado, com 16 GB de capacidade, é uma biblioteca de bolso.
  • Valorizam a reprodução de audiolivros via Bluetooth. Ideal para viajar de avião e com os auriculares desfrutar da leitura e audição.
  • Para primeiro eReader. Tem uma boa relação qualidade / preço, é compacto e versátil o suficiente para dar resposta às dúvidas do consumidor que procura o seu primeiro eReader.

eReader Kobo Clara 2E

Por outro lado, não ficamos surpreendidos com a consistência e autonomia de bateria. Porém, foi o flicker de ecrã que mais nos irritou durante o seu uso, uma perturbação da imagem (aos saltos) quando tocamos e nos movemos pelos menus.

Note-se ainda que o eReader só permite fazer download de audiolivros da própria Kobo, algo que pode dissuadir alguns consumidores.

eReader Kobo Clara 2E

Por fim, por 150 euros, este produto entrega valor ao utilizador, pelo que vale a pena comprar (ou pelo menos experimentar).

A 4news atribui uma pontuação de 4 em 5 estrelas possíveis ao Kobo Clara 2E com base em tudo o que acima foi descrito.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.