Lisboa, o pano de fundo para a apresentação dos Apple iPhone 13

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O evento de setembro da gigante de Cupertino trouxe-nos a gama de smartphones Apple iPhone 13. Foi o momento alto da apresentação liderada por Tim Cook, atual CEO da tecnológica norte-americana, acompanhado de uma cativante produção cinematográfica para introduzir a nova geração de telefones iOS para 2021/22.

Foi nesse vídeo da presentação dos iPhone 13 que, com efeito, os fãs e seguidores atentos repararam no inconfundível brilho da calçada portuguesa, com o calcário a refletir o espírito luso e há quem diga que consegue ver até o Banco de Portugal.

Encontra os vislumbres de Portugal no vídeo de apresentação dos iPhone 13

Segundo o Observador, podemos encontrar, brevemente, vislumbres da Rua de Santo Amaro, Rua de São Julião, bem como do Banco de Portugal. A produção acima mostra-nos também vários trechos gravados em França, mas o destaque vai para Portugal.

Não sendo esta a primeira instância em que a tecnológica norte-americana usa, como pano de fundo, os cenários lusos, é sempre motivo de curiosidade e algum orgulho.

Aliás, neste evento tivemos outra referência ao nosso país, ou mais concretamente, ao nosso idioma.

Antes mesmo de conhecermos os iPhone 13 a Apple apresentou o tablet iPad mini de 6.ª geração. Produto que está mais poderoso graças ao uso do chip Apple A15 Bionic, o mesmo processador que alimenta os seus telefones de última geração.

Vimos assim a função de tradução automática, em tempo real, de um texto em português (ainda que com sotaque brasileiro), para inglês. Aliás, este momento foi demonstrado durante a keynote de apresentação da tecnológica, visível acima.

O iPad mini (2021) trouxe-nos a primeira referência a Portugal

A referência à língua portuguesa, no registo brasileiro, pode ser vista a partir do minuto 14:57 no vídeo da conferência, acima. Aí, em jeito de demonstração das capacidades de tradução em tempo real do iPad mini.

Mais concretamente, o iPad mini de 6.ª geração consegue reconhecer o discurso num idioma e traduzi-lo para outro. Isto de forma aparentemente automática e fluída, com tempos de espera mínimos entre o reconhecimento de voz e a apresentação dos resultados.

Por fim, além dos iPad mini (2021) e dos iPhone 13 a Apple apresentou também os novos relógios Apple Watch Series 7, bem como o iPad de 9.ª geração (2021). De igual modo, também ficamos a saber quando chega o iOS 15 aos telefones Apple.

Antes de ires, vê todos os preços dos produtos anunciados para Portugal. Nota que a chegada dos iPhone às lojas a tem lugar a partir do dia 24 de setembro.

Aproveita e vê ainda as novidades do serviço Fitness Plus para o nosso país, caso queiras aderir ou conhecer as capacidades do mesmo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone 13: esta é a quantidade de memória RAM dos smartphones
  • Apple iPhone 13 e Apple Watch Series 7: conhece os preços oficiais para Portugal
  • Apple iPhone 13: descarrega aqui os wallpapers oficiais para o teu Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.