LinkedIn processada por alegadamente espiar os utilizadores iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Na semana passada foi conhecida uma lista de aplicações que conseguiam espiar as informações que os utilizadores iOS continham no seu clipboard. Uma das visadas é a rede social LinkedIn, que agora se vê a braços com a justiça por causa disso.

Na passada sexta-feita, o tribunal federal de San Francisco recebeu uma ação judicial contra a LinkedIn. Os motivos invocados são a violação de leis de privacidade e quebra de contrato.

LinkedIn está constantemente a espiar os seus utilizadores, afirma ação judicial

O autor desta queixa foi Adam Bauer e afirma que a rede social detida pela Microsoft está constantemente a espiar os seus utilizadores. Ademais, ele alega que a prática não se limita ao seu iPhone e iPad, como a dispositivos nas redondezas.

Não se ficando por aqui, Bauer adianta ainda que a LinkedIn está a contornar os 120 segundos definidos pela Apple para que a informação presente no clipboard seja eliminada.

Um porta-voz da LinkedIn já veio adiantar que a rede social está a rever este documento. Todavia, não fez mais comentários relativamente ao assunto, embora já tenha manifestado anteriormente que tudo não passa de um bug.

Foi pouco tempo depois de ser conhecida a lista de aplicações que lê os dados presentes no clipboard que a rede social frisou que não propaga os dados lá presentes. Ficou igualmente prometida uma solução ao problema para breve.

iOS 14 mostra-te que aplicações estão a espiar o teu clipboard

Tudo isto foi despoletado por uma das novidades implementadas no iOS 14. A nova versão do sistema operativo notifica os utilizadores sempre que informações são copiadas de uma aplicação para outra.

Graças a esta funcionalidade, foi possível descobrir um leque de quase 50 aplicações que leem informações presentes no clipboard. Além do LinkedIn, fazem parte dessa lista o TikTok, Reddit, Google News ou Call of Duty.

Mas afinal o que é o clipboard?

Sucintamente, o clipboard é o local onde qualquer dispositivo armazena informação que será copiada de um local para outro. Quando queres copiar um texto ou uma imagem, estes têm de ser temporariamente armazenados em algum local para que isso seja possível.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Glass: marca resolve um dos principais entraves à sua comercialização
  • Apple avisa! O ecrã do teu MacBook pode partir se fizeres isto
  • Apple vai dar um desejado "salto" no iPhone 12 Pro
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.