Lingua Portuguesa é a quinta mais falada na Internet

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A Internet World Stats, uma empresa de estatísticas, divulgou hoje a lista das dez línguas mais faladas na vastidão da Internet. A língua de Camões aparece em quinto lugar, estando em primeiro o Inglês e em segundo o Mandarim( chinês).

Como é obvio, o Inglês está em primeiro lugar, em segundo temos os chinês que vai ameaçando a liderança. Estes dados são de 2013 e mostram que menos de metade da população mundial (46,7%) tem acesso ou usufrui da Internet. Este número tem crescido exponencialmente desde 2000.

Dos mais de 2,8 mil milhões de utilizadores da Internet, 800,6 milhões falam inglês e 649,4 milhões falam chinês. As restantes línguas, com o espanhol em terceiro lugar e árabe em quarto, estão mais atrás das líderes, sendo esta última, uma das que mais cresceu desde 2000, registando o árabe um aumento de 5300% desde o início do milénio.

A lingua espanhola teve 222,4 milhões de utilizadores da internet e o árabe 135,6%. Seguindo-se o português, em quinto lugar com 121,8 milhões de cibernautas.

Em geral, o inglês é usado por 28,6% dos utilizadores da internet, o chinês com 23,2% e em quinto lugar, o português com 4,3% do número de utilizadores. Pode até parecer pouco, as a lingua lusa está à frente do francês com 78,8 milhões de cibernautas e na 9ª posiç\ao, o japonês logo em 6º lugar com 109,6 milhões, o russo em 7º lugar e em 8º lugar, o alemão com 81,1 milhões de utilizadores.

A fechar esta lista das dez línguas mais faladas na Internet, temos o malaio que, no ano passado, foi utilizado por 75,5 milhões de pessoas. Todos os outros idiomas do mundo totalizam uns 440,1 milhões de cibernautas.

Porque o lema da 4GNews.pt é Tecnologia Falada em Português, estamos muito orgulhosos por contribuir activamente para esta 5ª posição.

Deixa a tua opinião nos comentários, um Like na página do Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.