LineageOS: Sem "Root", mais segura e disponível para o teu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
LineageOS
A Cyanogen "vive" na nova LineageOS

Por esta altura já saberás que a Cyanogen cessou funções e com ela a CyanogenMod. O fim chegou no dia 31 de dezembro de 2016 surgindo, pouco depois, a sua sucessora, a LineageOS.

Fazendo uso da grande comunidade dedicada à Cyanogen, a nova LineageOS não perdeu tempo e garantiu que continuaria a oferecer ROM's com uma experiência de utilização aprimorada, para que possas tirar o máximo proveito dos recursos do teu smartphone.

Vê também: Isso é um Windows Phone? Não, é um “browserphone”

Contudo e apesar desta animadora promessa, não sabíamos quando é que as primeiras builds oficiais estariam disponíveis para os equipamentos selecionados. Hoje, através de uma publicação no seu blog oficial (fonte), a marca confirmou que as primeiras ROM's oficiais chegariam durante este fim semana.

ROM's da LineageOS sem permissões "Root"

Um ponto que ficou bem claro. No seu blog oficial, as ROM's da nova LineageOS virão sem permissões de "root". Isto é, ao instalares uma ROM oficial da LineageOS o teu smartphone não terá acesso aos ficheiros base, à raíz do sistema operativo.

Contudo, caso queiras ter acesso "root" no teu smartphone, a LineageOS proporcionará uma pasta ZIP que podes descarregar e instalar paralelamente, facilitando assim o processo de "root". Esta decisão prender-se-á com preocupações de segurança, ainda que a própria empresa não o tenha referido.

LineageOSEm suma, para os usuários comuns, isto será uma mais valia. Um equipamento com permissões "root" é sempre mais volátil, sobretudo se não souberes ao certo o que fazer com essas permissões. A título de exemplo, poderás apagar algum ficheiro de sistema, crucial, ainda que inadvertidamente. Já para não falar do risco de inutilizar todo o smartphone (hard-brick).

LineageOS: Maior segurança e Versatilidade

Algo que deve ser louvado é a possibilidade de o utilizador final poder comprovar a veracidade e integridade dos pacotes ZIP que poderá descarregar para instalar as ROM's. Agora, graças a um certificado digital poderás confirmar a origem de cada ZIP da LineageOS.

Com isto pretende-se evitar que versões não oficiais, potencialmente perigosas ou simplesmente instáveis cheguem às mãos dos utilizadores mais incautos. Desta forma, saberás, sempre, quando estás a instalar uma ROM oficial no teu Android.

Nunca é demais referir que toda a cautela é pouca quando estamos a instalar uma nova ROM e que, qualquer programador com um mínimo de conhecimento poderia alterar um pacote oficial, introduzindo, por exemplo, algum malware que possa roubar os dados ou simplesmente brickar o teu smartphone. Fica assim precavida esta possibilidade.

Quando e Onde posso descarregar a LineageOS?

De momento a página de downloads da Lineage OS ainda está vazia mas, segundo a própria comunidade desenvolvedores, este fim-de-semana poderás começar a descarregar as ROM's oficiais para o teu smartphone Android. Fica atento, o conteúdo começará a surgir muito em breve.

As ROM's da LineageOS estarão disponíveis para os smartphones que utilizem o Android 6.0 Marshmallow e Android 7.0 Nougat (CyanogenMod 13 e 14.1). Não descartando a possibilidade de abranger equipamentos com versões mais antigos do sistema operativo.

De momento são mais de 80 equipamentos que terão direito a uma ROM oficial da LineageOS, chegando as novas builds uma vez por semana.

Por último, a LineageOS apresentou também uma ferramenta, ainda experimental, que te permitirá trocar de ROM's à vontade sem receio de perder os teus dados. Um bom incentivo a todos os utilizadores que de momento utilizem uma ROM Cyanogen e que não queiram perder os seus dados ao experimentar a nova Lineage.

Talvez queiras ver:

TAG Heuer apresentará novos smartwatches já em maio

2016: o ano em que o Moto G4 e Huawei P9 Lite definiram o mercado de Gama Média

Nokia poderá estar a preparar o lançamento de um poderoso terminal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.