Liga Espanhola multada em 250 mil euros por espiar utilizadores da sua app

Bruno Coelho
Comentar

A Liga Espanhola de Futebol (La Liga) foi multada por utilizar a sua app para espiar utilizadores que pudessem usar streaming ilegal de jogos. A aplicação destinada à visualização de resultados de partidas estará a usar os dados de localização e os microfones dos utilizadores para encontrar quem possa estar a ver jogos de forma “pirata”.

A agência espanhola de proteção de dados aplicou a multa de 250 mil euros, alegando várias violações das leis da União Europeia no que diz respeito a transparência e privacidade de dados. Foi ordenado que a permissão do microfone saísse do ativo até 30 de junho.

La Liga app

Liga Espanhola vai recorrer de decisão

A Liga Espanhola acusou os reguladores de não compreenderem a tecnologia envolvida. Em declarações ao El País, foi expressado o descontentamento pela decisão, e a garantia de que vai ser feito recurso.

O organismo de futebol alega que é perguntado duas vezes aos utilizadores da app se consentem o acesso ao microfone. Além disso, a La Liga garante que não guardou quaisquer dados de áudio dos seus utilizadores.

Vozes humanas não podem ser decifradas através das permissões dadas

No seu manifesto, a La Liga afirma que a tecnologia está desenhada para apenas gerar uma “pegada áudio”. Ou seja, as vozes humanas não podem ser decifradas através destas permissões.

Numa tecnologia semelhante ao que utiliza o Shazam com a música, esta app deteta se o utilizador está a ver um jogo de futebol. Como também usa a localização, pode comprovar se o local em questão é suscetível de estar a emitir o jogo de forma ilegal.

A agência reguladora afirma que os utilizadores não foram informados, tendo a Liga Espanhola violado o princípio da transparência. Já que estes deveriam saber que a app usa o microfone como forma de combater a pirataria.

Embora vá recorrer da decisão, a La Liga anunciou que funcionalidade do microfone deixará de ser utilizada a partir de 30 de junho. Mas o organismo promete continuar a bater-se por tecnologia que combata a pirataria.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.