Lenovo já não é líder do mercado de computadores portáteis

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O mercado de computadores portáteis é bastante concorrido. Prova disso é que no terceiro trimestre de 2020 a Lenovo perdeu a liderança no setor, ainda que pela margem mínima.

Segundo o último relatório da Strategy Analytics, a HP é a nova líder deste segmento com 14.7 milhões de unidades enviadas.

Logo à espreita está a ex-líder, Lenovo. A tecnológica ficou-se pelos 14.6 milhões de envios. Daí para baixo a distância é mais acentuada.

Lenovo HP
Envios globais de computadores portáteis por vendedor (3º trimestre de 2020). Crédito: Strategy Analytics

Como podes ver na imagem partilhada, em terceiro lugar figura a Dell com 8.5 milhões de unidades enviadas. Seguem-se Apple e Acer, com 6.0 e 4.9 milhões, respetivamente.

No que diz respeito a quota de mercado, a HP e a Lenovo partilham um número: 23.6%. Segue-se a Dell com 13.7%, Apple com 9.7% e Acer com 7.9%.

Em relação ao período homólogo, a HP foi mesmo quem mais cresceu: 43%. Segue-se Apple, com 39%.

Microsoft Windows tem quota de mercado de 72.8%

Sem surpresas, o Windows domina com quota de mercado de 72.8%. Segue-se o Chrome OS com 16.1% e o macOS com 9.7%.

HP Windows

Embora os Chromebook não sejam vendidos oficialmente em Portugal, são um produto bastante popular pela qualidade-preço que oferecem para estudantes em países como os Estados Unidos.

O facto de o macOS ocupar apenas 9.7% do mercado não deve espantar os utilizadores Apple. Este apenas se encontra nos computadores da fabricante que, no caso dos portáteis, apenas podem ser adquiridos por valores acima dos 1000 euros. Já o ChromeOS, e principalmente o Windows, podem ser encontrados em várias marcas e a vários preços apelativos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.