Kodi - Serviço de IPTV acaba de perder outro "Add-on" popular

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em primeiro lugar, de que se trata este serviço de IPTV? De uma forma muito sucinta, o IPTV (Internet Protocol Television) ou traduzindo para português, TVIP (Televisão por IP) é um método recente para transmissão de sinal de televisão. Para transmitir este conteúdo os serviços como o Kodi utilizam o IP (Internet Protocol), não sendo, por isso, um serviço de streaming como o Netflix. Na sua base estão, entre outros, os "Add-on's" ou extensões.

Vê ainda: Relógio Google disponível para download com novo tema

Hoje as notícias não são propriamente boas para o futuro do Kodi enquanto plataforma de IPTV. Segundo avança o blog TorrentFreak, outro dos populares Add-on's (pensem no Add-On como sendo uma extensão para o vosso browser), estará permanentemente desabilitado. Em causa estará um conflito legal, mais uma vez.

Pode o Kodi tornar-se numa "casa vazia"?

No cenário mais dantesco, sim. Se todos os Add-on's forem removidos ou bloqueados pelas mais diversas razões, o serviço de IPTV Kodi, ainda que perfeitamente legal, poderia tornar-se numa casca vazia sem conteúdo para oferecer. É um cenário que, apesar de improvável, não é impossível.

O cenário que hoje relatamos não é inédito nem será o último. Agora foi Add-on Navi-X cujo destino foi entregue nas mãos de um escritório de advogados do Canadá. Este é um dos Add-on's mais antigos tendo começado em 2007, ainda o Kodi se chamava XBMC. Este Navi-X já estava no Limbodesde maio e agora o seu domínio está agora na posse da mesma firma de advogados que controla agora os domínios dos Add-on's.

O advogado Daniel Drapeau controla agora os domínios navi-x.org e navixtreme.com, apesar de este último ser bastante recente. Importa referir que, tal como o Kodi em si, o Navi-X não se dedicava, por si, à pirataria. O seu propósito original era a reprodução de streams de áudio e de vídeo para fins perfeitamente legítimos.

Contudo, esta extensão permitia que os utilizadores adicionassem as suas lista de reprodução de outras fontes e, como tal, era possível utilizar o Add-on Navi-X no Kodi para fazer stream (transmissão) IPTV de fontes ilegais como os típicos streams de futebol.

Em causa está o Add-on Navi-X no Kodi

Esta terá sido a principal causa que levou, em última análise, ao encerramento do Add-on Navi-X no Kodi. Apesar de a equipa responsável possa ter tolerado o seu uso ilegal durante um curto espaço de tempo, as consequências agora ter-se-ão agravado, avança o blog TorrentFreak.

Controlar o conteúdo que estava a ser alvo de stream no Kodi tornou-se uma tarefa cada vez mais complicada devido à crescente popularidade deste serviço de IPTV. Todos os streams de conteúdos protegidos por direitos de autor eventualmente serão fechados, será apenas uma questão de tempo.

"Stream" ilegal continua a ser praticado na IPTV

Por último, apesar de a equipa responsável pelo Add-on Navi-X não ter sido alvo de um processo civil, não é claro como é que o advogado acabou por deter a posse destes domínios. Tão pouco sabemos quais são as suas verdadeiras intenções agora que estão na sua posse.

Para mais informações sobre este tema e tudo sobre tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

E tu, és utilizador do Kodi? Qual a tua opinião sobre a IPTV?

Outros temas relevantes:

Asus ZenFone 4: Dual-Câmara confirmada por novo ‘teaser’

Oukitel K3: smartphone que é inspirado na gama Sony Xperia XZ

Gretel S55 – Smartphone económico chega às lojas por menos de 50€

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.