Kia pode liderar o projeto Apple Car com produção nos EUA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Apple Car é um dos projetos mais bem guardados da tecnológica de Cupertino, com a empresa aplicar um pesado véu de sigilo em torno de qualquer desenvolvimento. O mesmo, contudo, não pode ser dito das possíveis parceiras como a Hyundai e a Kia.

Com efeito, após ter confirmado estar em fase de negociações com a Apple, a fabricante sul-coreana dá agora indícios de que pretende efetivamente transferir a produção do Apple Car para a Kia Motors, uma das empresas do grupo Hyundai.

O Apple Car pode ser construído pela Kia Motors

No que lhe concerne, a Kia afirma estar em negociações com várias fabricantes no sentido de desenvolver novas soluções para veículos elétricos autónomos, declarações feitas após os relatos que lhe apontam a possível produção do carro de Cupertino.

Segundo a agência Reuters, a Kia Corp afirmou na passada quarta-feira (20) estar a rever vários modelos de cooperação com empresas estrangeiras dedicadas aos veículos autónomos, sem então mencionar a norte-americana Apple.

Após o comentário da Kia, o valor das suas ações em bolsa disparou 20%, também após a empresa ter submetido uma nova patente. As declarações da fabricante sul-coreana foram feitas à publicação sul-coreana eDaily, dedicada aos veículos elétricos.

O Apple Car pode vir a ser produzido nos Estados Unidos da América

Segundo outro relato, a Hyundai terá efetivamente entregue a pasta do Apple Car à Kia, sendo também sugerido que o veículo elétrico possa ser fabricante nos EUA. Mais concretamente, nas fábricas da Kia em West Point, no estado da Geórgia.

Tal como noticiamos no passado, a Hyundai deu a entender que estava efetivamente envolvida nos esforços que podem conduzir ao veículo autónomo da Apple.

Já segundo as previsões do analista Ming - Chi Kuo, dedicado sobretudo à gigante de Cupertino, o Apple Car pode chegar em 2025, mas não antes. As suas previsões encontram testemunho similar nas palavras de Mark Gurman, jornalista da Bloomberg.

Em síntese, o Apple Car estará a menos de 5 anos de distância, apesar de ainda haver muito trabalho a ser feito. Mais ainda, a Apple terá nas suas fileiras vários engenheiros dedicados ao projeto, inclusive antigos nomes de peso da BMW e da Tesla.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Car: empresa de Tim Cook sondou a startup Canoo em 2020
  • Hyundai confirma conversas sobre a produção do Apple Car
  • Apple Car? Carro elétrico deve chegar mais tarde que o esperado
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.