Kia pode liderar o projeto Apple Car com produção nos EUA

Rui Bacelar
Comentar

O Apple Car é um dos projetos mais bem guardados da tecnológica de Cupertino, com a empresa aplicar um pesado véu de sigilo em torno de qualquer desenvolvimento. O mesmo, contudo, não pode ser dito das possíveis parceiras como a Hyundai e a Kia.

Com efeito, após ter confirmado estar em fase de negociações com a Apple, a fabricante sul-coreana dá agora indícios de que pretende efetivamente transferir a produção do Apple Car para a Kia Motors, uma das empresas do grupo Hyundai.

O Apple Car pode ser construído pela Kia Motors

ICYMI: Hyundai and Apple plan to sign a partnership deal on autonomous electric cars by March and start production by 2024 in the United States, according to a media report https://t.co/DwK16s2Oca pic.twitter.com/qra6VqPeQG

— Reuters (@Reuters) 17 de janeiro de 2021

No que lhe concerne, a Kia afirma estar em negociações com várias fabricantes no sentido de desenvolver novas soluções para veículos elétricos autónomos, declarações feitas após os relatos que lhe apontam a possível produção do carro de Cupertino.

Segundo a agência Reuters, a Kia Corp afirmou na passada quarta-feira (20) estar a rever vários modelos de cooperação com empresas estrangeiras dedicadas aos veículos autónomos, sem então mencionar a norte-americana Apple.

Após o comentário da Kia, o valor das suas ações em bolsa disparou 20%, também após a empresa ter submetido uma nova patente. As declarações da fabricante sul-coreana foram feitas à publicação sul-coreana eDaily, dedicada aos veículos elétricos.

O Apple Car pode vir a ser produzido nos Estados Unidos da América

UPDATE: Hyundai backs away from a statement confirming it is in talks with Apple on developing self-driving car that fueled a $9 billion surge in the automaker’s market value.The carmaker said it got requests for potential cooperation from many companies. https://t.co/aTplwnKlAF

— Bloomberg (@business) 8 de janeiro de 2021

Segundo outro relato, a Hyundai terá efetivamente entregue a pasta do Apple Car à Kia, sendo também sugerido que o veículo elétrico possa ser fabricante nos EUA. Mais concretamente, nas fábricas da Kia em West Point, no estado da Geórgia.

Tal como noticiamos no passado, a Hyundai deu a entender que estava efetivamente envolvida nos esforços que podem conduzir ao veículo autónomo da Apple.

Já segundo as previsões do analista Ming - Chi Kuo, dedicado sobretudo à gigante de Cupertino, o Apple Car pode chegar em 2025, mas não antes. As suas previsões encontram testemunho similar nas palavras de Mark Gurman, jornalista da Bloomberg.

Em síntese, o Apple Car estará a menos de 5 anos de distância, apesar de ainda haver muito trabalho a ser feito. Mais ainda, a Apple terá nas suas fileiras vários engenheiros dedicados ao projeto, inclusive antigos nomes de peso da BMW e da Tesla.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.