Jovem processa Apple em mil milhões de dólares após prisão injusta

Bruno Coelho

O caso remonta a 29 de novembro de 2018. Ousmane Bah terá sido preso injustamente, após ter sido associado a roubos em várias Apple Store, nos Estados Unidos. No entanto, tudo aconteceu graças a um erro do alegado sistema de reconhecimento facial da Apple.

O criminoso original terá roubado as credenciais do jovem nova-iorquino. Este ficou assim acabou associado aos vários roubos em Boston, Nova Jérsia, Delaware ou Manhattan. Como Ousmane Bah não tinha fotografia na ficha de utilizador, o sistema de reconhecimento facial das lojas da Apple associou a sua cara acabou aos vários roubos por erro.

apple store nova iorque

O jovem quer agora que a empresa de Cupertino lhe pague perto de mil milhões de euros de indemnização. Ainda assim, um porta-voz da Apple já disse, em declarações ao site Engadget, que a empresa não utiliza reconhecimento facial em nenhuma das suas lojas.

O erro só foi detetado algum tempo depois por um detetive

Segundo escreve o New York Post, só algum tempo depois é que a polícia local terá descoberto que o ladrão não era Ousmane Bah. Após analisar as imagens das câmaras de segurança, um dos detetives terá então detetado o erro.

apple store

No final, o detetive acabaria por denotar que Bah não se parecia nem de perto com o verdadeiro ladrão. Mesmo que Apple já tenha vindo dizer a público que não usa reconhecimento facial nas suas lojas, a história não deve ficar por aqui.

A acusação afirma que a Apple está a usar este sistema para apanhar suspeitos de roubo nas suas lojas. Além de se falar na criação de “medo Orwelliano”, a empresa de Cupertino pode vir a pagar caro se se comprovar a utilização deste tipo de sistema.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.