Jogue os clássicos da GameBoy no seu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Se a tua infância foi durante os anos 90 e primeiros anos do séc. XXI, então quase de certeza que tens, tiveste, jogaste ou ainda jogas com um dos GameBoy's. E qual deles o mais icónico? Bem, talvez o GameBay Color amarelo Pikachu Edition, mas isso fica entre nós.

Enquanto plataforma de entretenimento o GameBoy foi perdendo relevância e ficando descaracterizado conforme iam saindo novas versões. Algo que os fabricantes se recusam a aceitar, há produtos icónicos que marcam gerações, mas nada dura para sempre e há que seguir em frente.

É verdade que já não passam de memórias, mas são daquelas que guardamos com carinho, é aquele objecto que não conseguimos deitar fora, chamem-lhe nostalgia, eu chamo-lhe uma infância feliz.

Esta máquina de sonhos, criada pela Nintendo, a plataforma de jogos a 8-bit era o expoente máximo para qualquer rapaz, e muitas raparigas, na altura. Quem não tinha pedia ao Pai Natal, quem tinha vangloriava-se perante os demais. Nem tanto símbolo de status mas apenas diversão garantida, fosse só ou com os amigos o GameBoy reinou supremo durante vários e felizes anos.

O pequenote cresce, a moda passa mas a memória fica e a criança que há em todos nós procura afincadamente voltar a sentir a alegria de outrora, e assim surgem os emuladores. Já existem à vários anos para PC, começando a surgir à pouco tempo para smartphones (que em tamanho são quase iguais).

Felizmente hoje em dia não precisamos de estar sentados em frente ao PC para jogarmos um bocado de Pokémon ou de Sonic porque não faltam emuladores de qualidade para Android que executam sem problemas o código escrito para GameBoy e lhe permitem desfrutar de todos os clássicos para onde quer que leve o seu smartphone. É bastante fácil, mesmo para iniciantes no que toca a jogar no smartphone, apenas leva alguns minutos, tudo o que precisa é o emulador (app) e os ficheiros originais para GameBoy, ficheiros GBA.

Passo a explicar em seguida:

Primeiro precisa de descarregar um emulador, pode fazer aqui a download da aplicação. Esta aplicação é gratuita mas tem publicidades.

Em seguida, após abrir a aplicação ela dir-lh-à que não encontrou nenhum jogo, sim ela não traz nenhum jogo pelas razões óbvias de direitos de autor. Portanto quem quiser tem que possuir os ficheiros.

Felizmente abundam pela internet, cuidado que alguns sites podem não ser seguros, os jogos GameBoy, basta procurarem os ficheiros GBA, mas se tiverem os vossos próprios jogos e ficheiros é sempre mais seguro. Façam o download dos jogos pretendidos e coloquem os ficheiros .GBA no vosso smartphone.

Por último, dentro da aplicação, basta navegar até ao ficheiro/jogo pretendido e deixar a criança que há em si correr livre durante horas a fio.

Qualquer dúvida deixem abaixo nos comentários, não pedimos nada em troca, apenas que se divirta e seja feliz!

Deixe-nos o seu Like na página do Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1

fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.