Jogos Netflix chegam ao iPhone através desta app exclusiva para iOS

Rui Bacelar
Comentar

A maior plataforma de streaming de filmes e séries online já entrega aos utilizadores Android a possibilidade de desfrutar dos seus primeiros jogos através da app Netflix. Todavia, para os utilizadores de iPhone (equipamentos iOS), tal ainda não se verifica.

Isto tem que ver com o interesse da própria Apple no mercado do streaming, cristalizado em serviços como o Apple TV+ (plus), por exemplo. Dito isto, apesar da demora, quem tiver um iPhone também terá acesso aos jogos Netflix, mas numa app distinta.

Política de segurança da Apple obriga à criação de uma nova app Netflix

App Netflix Jogos Android
Aspeto da nova secção "Jogos" disponível na aplicação Netflix para Android.

Bastando ter uma subscrição ativa do serviço Netflix para aceder aos jogos incluídos na app para Android, os títulos serão essencialmente gratuitos. Isto é, sem publicidade apresentada, sem compras dentro de cada jogo, ou um outro qualquer tipo de rentabilização dos conteúdos.

Em síntese, basta ter uma subscrição ativa da Netflix para desfrutar gratuitamente dos jogos já disponíveis na app para Android. Ora, tal "gratuitidade" pode colidir com a política de rentabilização da Apple, bem como o seu próprio serviço de streaming de filmes e séries online que tem na Netflix a maior rival.

Isto levantou, naturalmente, várias questões junto dos assinantes iOS da Netflix. Mais concretamente, quanto à exequibilidade dos mesmos jogos Netflix presentes na aplicação de streaming, algo que até agora continua a iludir os utilizadores de iPhone.

Tal também se deve à obrigatoriedade de os programadores de jogos terem que conceder à Apple a avaliação de segurança de cada jogo disponível através da App Store. Isto aplica-se a todo e qualquer jogo para iOS (iPhone), esteja ele disponível offline, ou através da cloud.

Mark Gurman "confirma" app dedicada aos jogos Netflix para iOS

Power On: Netflix’s new games offering is currently limited on both iOS and Android. But its likely long-term future (all-in-one + cloud) is in the hands of a growing rival: Apple. https://t.co/AuhS68RmuA

— Mark Gurman (@markgurman) 7 de novembro de 2021

A confirmação emanou de Mark Gurman, através da sua newsletter "Power On". Aí, o jornalista afirma que o programador Steve Moser teve acesso privilegiado ao código-fonte de uma nova aplicação Netflix para iOS com o intuito de albergar estes jogos.

Ademais, o jornalista afirma que os jogos Netflix não poderão ser descarregados, nem acedidos através da aplicação principal (a atual) da Netflix. Desse modo, a empresa garantirá que todos os jogos cumprirão os requisitos da App Store, submetidos à avaliação de segurança.

Em síntese, os utilizadores iOS poderão desfrutar dos jogos Netflix. Todavia, terão que esperar um pouco mais para o fazer, além de usar uma app distinta para esse efeito. Assim, para ver os filmes e séries online perdura a app existente.

Para jogar, contudo, chegará uma nova aplicação iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.