Jogos Android da Google Play Store já disponível no PC em versão Beta

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O serviço Google Play Games está em expansão e chega, com o seu programa de testes Beta, também ao PC. Isto significa que os utilizadores podem jogar os seus jogos favoritos da Google Play Store não só nos seus smartphones Android, mas também no computador Windows.

O anúncio foi feito pela própria Google e, após uma fase de testes limitados a regiões como Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, vê agora uma nova fase de expansão. Com efeito, o serviço da Google cresce para incluir os EUA, Canadá, México, Brasil, Indonésia, Filipinas, Malásia e Singapura.

Jogos Android da Google Play Store chegam ao PC Windows

Google Play Store Games Android

Em primeiro lugar, de acordo com a própria gigante norte-americana, apenas alguns jogos ficarão disponíveis nesta modalidade. A saber, temos os títulos 1945 Air Force, Blade Idle, Cookie Run: Kingdom, bem como o jogo Evony: The King’s Return.

Segundo a empresa, a app irá sincronizar o progresso, do jogo, entre os PCs Windows e smartphones Android. Isto para poderem retomar um jogo começado no telemóvel a partir do PC e vice-versa.

Para já, contudo, existem somente 85 títulos disponíveis em todo o mundo para tirar partido deste serviço Google.

“Estamos entusiasmados em expandir a nossa plataforma para mais mercados para que os jogadores desfrutem dos seus jogos favoritos no Google Play”, afirma Arjun Dayal, diretor do Google Play Games.

“À medida que avançamos para um lançamento completo, continuaremos a adicionar novos recursos e avaliar o feedback dos desenvolvedores e jogadores.” acrescenta Dayal.

Do smartphone Android para o computador com Windows 11

Importa notar que a Google Play Games é uma app própria, separada da colaboração que a Microsoft tem feito com a Google para reforçar a seleção de conteúdos e jogos no seu Windows 11.

Recordamos, a propósito, que a Microsoft também encetou uma parceria com a Amazon de modo a trazer mais aplicações e jogos disponíveis na AppStore da Amazon para a versão mais recente do sistema operativo da Microsoft, o Windows 11.

Nesse sentido, como deu então a conhecer a Microsoft, temos um Subsistema Windows para suportar o Android no Windows 11. No entanto, a Google terá agora desenvolvido e disponibilizado a sua própria app para trazer mais jogos Android para o PC.

Versão beta chegará posteriormente a Portugal

Google Play Store Jogos Android

Qualquer interessado já pode descarregar a aplicação, nos países em que esta já estiver disponível. Infelizmente, Portugal não está presente na lista de primeiros países a receber esta benesse, pelo que teremos que aguardar.

Por fim, a Google afirma que esta aplicação, capaz de trazer vários jogos Android da Google Play para o Windows 11, funcionará, aliás, com máquinas mais antigas.

Segundo a própria, na lista de requisitos mínimos do sistema temos um CPU quad-core, sistema operativo Windows 10 e gráficos integrados. Isto é tudo o que necessitarão para começar a jogar.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.