Until Dawn é um dos jogos mais populares outrora lançados para a PlayStation 4, que teve agora honras de versão remasterizada para a PlayStation 5. Já experimentamos o remake do título de terror, e neste artigo explicamos-te o que muda.
Caso nunca tenhas jogado Until Dawn, este conta a história de oito amigos que regressam a um chalé isolado onde dois membros do seu grupo desapareceram há um ano. O medo acaba por instalar-se e as férias na montanha transformam-se num pesadelo sem fuga.
Aprimoramento gráfico
A grande novidade deste jogo de terror estilo “slasher” é a sua recriação ao nível do grafismo. Para isso, foi usada a plataforma Unreal Engine 5. O que notamos é que o jogo está obviamente mais detalhado, tanto nas texturas como nas caras dos personagens.
Isso acaba por contribuir para tornar também o jogo mais cinematográfico. O título parece mais sombrio, o que acaba por fazer todo o sentido tendo em conta o estilo onde se insere e onde se pede esse efeito carregado.
Jogabilidade
A jogabilidade também está ligeiramente melhorada. Há novos itens colecionáveis, novos ambientes para explorar e sequências narrativas que outrora foram cortadas para adensar o mistério.
Se tens uma PlayStation 5, sabes que o DualSense é um comando do qual se deve tirar partido. É possível interagir com o mundo através do comando DualSense, como é exemplo o uso do giroscópio para não te moveres em determinadas situações.
Também te podes aproximar ainda mais da ação com uma nova câmara imersiva na terceira pessoa. Mas esse é um ponto em que cada utilizador pode gostar ou então preferir a câmara original da versão para PS4.
Tal como antes, vais podes controlar o grupo de personagens, retratados por estrelas como Hayden Panettiere, Brett Dalton ou Rami Malek, e decidir o destino deles através das suas escolhas.
O título conta com uma aclamada locução em português, com as vozes de Pedro Teixeira no papel de Mike, Jéssica Athayde como Sam, Rui Porto Nunes como Matt, Diogo Valsassina como Chris e Ana Guiomar como Jessica.
Banda Sonora
O Until Dawn tem agora uma nova banda sonora do compositor Mark Korven, em colaboração com a equipa da PlayStation Studios Creative Arts Music. Vais poder explorar Blackwood Mountain enquanto ouves novas músicas personalizadas.
Vais poder ouvir obviamente "Out of the Shadows", mas também temas musicais personalizados e sons exclusivos para cada personagem (e antagonista) e uma banda sonora com nomes como Purity Ring, SG Lewis e outros.
Vale a pena?
Se nunca jogaste Until Dawn e tens a PlayStation 5, esta é obviamente a versão a comprar. Mas deves ter atenção que custa 69,99 €, enquanto a versão de PS4 continua à venda por 19,99 € na PlayStation Store.
Se quiseres voltar a reviver o terror de Until Dawn e o preço não é impedimento, então esta versão é a mais aconselhável pelo arrojo gráfico. Mas se já jogaste o título na PS4, provavelmente não se justifica a compra. Continua a ser um must have para os fãs de terror estilo “slasher”.