JBL Spinner BT é o novo gira-discos Bluetooth para fãs do Vinil

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A JBL deu a conhecer a sua primeira mesa gira-discos com conetividade Bluetooth de alta qualidade com certificação aptX para streaming de áudio HD. O novo produto foi revelado durante o certame tecnológico CES 2023 e pisca o olho aos novos fãs do vinil.

O nome deste gira-discos? JBL Spinner BT, nomenclatura pragmática e ilustrativa das funções do produto que se junta ao seu TT350 Classic previamente anunciado. Assim, neste novo gadget de aspeto minimalista, temos um design deveras peculiar.

JBL Spinner BT une o digital ao analógico para fãs do Vinil

JBL Spinner BT

Tal como podemos observar pelas imagens, a mesa gira-discos apresenta-se em preto, bastante discreta, com a cor de destaque a ser o laranja, evidenciando o seu aspeto disruptivo da ligação Bluetooth. Ou seja, é mais que um gira-discos tradicional, apresentando-se reformulado para 2023 e para as novas exigências de mercado.

O melhor de tudo? Este JBL Spinner BT consegue fazer streaming de áudio para as colunas sem-fios compatíveis.

Desse modo, basta-nos colocar o disco de vinil na plataforma, ligar as colunas wireless, os altifalantes, auscultadores, auriculares Bluetooth, ou até uma soundbar compatível. Por fim, temos apenas que desfrutar da música.

Não obstante, temos também a possibilidade de enviar o sinal de áudio até colunas e altifalantes passivos que usem um sistema de pré-amplificação externo. Note-se, porém, que o áudio enviado sem-fios segue o padrão 24-bit de alta qualidade ou Hi-Res.

Padrão 24-bit Hi Res com certificação aptX HD

JBL Spinner BT

Este gira-discos não foi concebido para agradar aos puristas do áudio. Traz, contudo, um padrão de alta qualidade para o envio de áudio sem-fios que, para este vosso audiófilo amador, já inspira um bom grau de confiança na qualidade de som entregue.

Porém, nunca nos esqueçamos que se o dispositivo de destino não suportar este padrão 24-bit Hi Res com certificação aptX HD entregue pela fonte (o gira-discos), de nada vale. Ou seja, para tirar partido da melhor qualidade, os auscultadores, colunas, altifalantes ou auriculares Bluetooth têm que suportar, pelo menos, este mesmo standard ou padrão de qualidade.

Prato de alumínio com destaques em laranja no gira-discos JBL

#HARMAN and JBL have turned the table on vinyl with the new JBL SPINNER BT, a Bluetooth-enabled turntable that offers a wireless experience without sacrificing on our superior sound. Just announced at #HARMANEXPLORE2023, get all the details: https://t.co/SmbAuE3QN0 pic.twitter.com/vagwC2pooC

— HARMAN (@Harman) 7 de janeiro de 2023

A JBL é uma marca do grupo Harman, dando a conhecer a nova mesa gira-discos no CES 2023 com preço anunciado de 399 dólares para o mercado norte-americano. Chegará às lojas no terceiro trimestre de 2023, entretanto, também ficaremos a conhecer o preço para Europa.

Em suma, este gira-discos pode ser usado para entregar áudio sem-fios com ligação Bluetooth 5.2. Porém, também suporta a saída tradicional de áudio, com fios, com saída analógica e pré-amplificador fono integrado. Assim sendo, o Spinner BT está igualmente em casa com puristas que preferem uma conexão com fio.

Importa ainda frisar que o gira-discos tem um plinto de MDF para absorver vibrações e inclui uma tampa articulada para proteger do pó e outros agentes externos. Temos também a capacidade de reproduzir discos de vinil a 33 1/3 ou 45 rpm. Mais ainda, temos um cartucho da própria Audio Techinca, de modelo por especificar.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.