Já reparaste que a pesquisa do Google Chrome está mais rápida?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Pesquisar informação no Google Chrome é agora mais rápido, graças a uma atualização da omnibox do motor de pesquisa.

Segundo a gigante tecnológica, os utilizadores conseguem agora obter os resultados das suas pesquisa em cerca de 500 milésimos de segundo.

Google Chrome apresenta sugestões de pesquisa em 500 milésimos de segundo

Google Chrome

Possivelmente, os utilizadores mais atentos já perceberam que o motor de pesquisa Google está a apresentar os resultados mesmo muito rapidamente. Tal fica a dever-se a uma atualização da omnibox.

Para quem não conheça a funcionalidade pelo seu nome, a omnibox é composta pelas sugestões de pesquisa que vão surgindo, à medida que escrevemos o termo a procurar. Este é um recurso do Google Chrome que já foi introduzido no motor de pesquisa há vários anos, com o objetivo não só de facilitar a pesquisa como também de a tornar mais rápida.

E agora graças a uma atualização da omnibox, os resultados (ou sugestões) são mostrados ao utilizador em cerca de 500 milésimos de segundo, ou seja, quatro vezes mais rápido. Quem o garante é Yana Yushikina, gestora de produto do Google Chrome.

Explica a gestora de produto que agora "os resultados da pesquisa são previamente pesquisados se uma sugestão tiver muita probabilidade de ser selecionada. Tal significa que os utilizadores veem os resultados de pesquisa mais rapidamente, uma vez que estes foram pesquisados no servidor da Web antes mesmo de o utilizador selecionar a consulta".

Yana Yushikina salienta ainda que esta funcionalidade e rapidez só acontece se o Google Chrome for o motor de pesquisa padrão do utilizador. Nós acerscentamos que outros motores de pesquisa podem ter esta funcionalidade se a introduzirem nos seus motores de busca, obviamente.

Em simultâneo, a empresa revelou também que a versão M93 em equipamentos Chromebooks, mostra agora que o navegador conseguiu uma redução de 15% de espaço de memória e uma redução de 20% de memória ocupada pelo processo do navegador.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt