Cuidado! macOS Monterrey volta a ser ‘pedra no sapato’ da Apple

Bruno Coelho
Comentar

Na última semana ficou disponível para os computadores da Apple a nova versão do seu sistema operativo: o macOS Monterrey. Este foi apresentado em junho, e desde aí que vinha a ser testado em formato Beta. Mas parece que versão final está a trazer problemas a alguns utilizadores.

O MacRumors noticia que a nova versão do macOS está a deixar alguns Mac praticamente inutilizáveis, ou mesmo a não ligarem. Esta notícia chega depois de vários utilizadores se queixarem nas redes sociais.

macOS Monterrey repete problemas do macOS Big Sur

Trata-se de um problemas que afeta Mac mais antigos, e que estranhamente não é novo. Se és utilizador desta plataforma da Apple deves recordar-te que as mesmas queixas aconteceram no ano passado com o macOS Big Sur.

@Apple So, installing #macOSMonterey literally killed my 2020 16in #MacBookPro . No boot. No nothing. Dead. 18mo old... How long is it supposed to work these days? :( Guys, update at your own risks...

— Freddy Mini (@freddymini) 26 de outubro de 2021

À data eu fui um dos lesados. Após ter instalado o macOS Big Sur algumas horas após o lançamento, o meu MacBook Pro de 2015 deixou simplesmente de ligar. Essa é uma das razões pelas quais ainda não instalei o macOS Monterrey. Olhando para estas queixas, não sei quando o farei.

Além das redes sociais, também nos fóruns da Apple sucedem-se as reclamações de utilizadores com este problema. O ecrã fica simplesmente preto, e os utilizadores não o conseguem ligar.

Новую макось ставили? Я вот поставил@belenko_me смари, за полчаса стала pic.twitter.com/0zw7nV49Ip

— Chezee (@i_Chezee) 31 de outubro de 2021

Este problema verifica-se em modelos de MacBook Pro, Mac mini e iMac mais antigos com processador Intel. Ao que é indicado, não existem relatos de que este problema esteja a afetar os modelos com processador próprio da Apple.

Don't update to Monterey until it's fully stable!!! My MBA (early 2015) will automatically turn off after 5min or sometimes even while it's booting. Now it's not usable... 😟😥@AppleSupport @Apple #Apple #MacBookAir #Monterey pic.twitter.com/H10DFi9uWT

— Akhil NJ (@nj10_Akhil) 30 de outubro de 2021

O meu conselho é que se tens um Mac mais antigo, e ainda não fizeste a atualização, não o faças. O teu Mac é provavelmente uma das tuas ferramentas de trabalho, e não vais querer ficar com este inutilizável por conta de uma atualização. É de esperar que nas próximas semanas seja lançado o macOS 12.1, e estes problemas possam ser resolvidos.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.