Já foram reveladas fotos das novas carruagens do Metro de Lisboa e estão bem mais sofisticadas

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

As primeiras imagens das novas carruagens do Metro de Lisboa já foram reveladas, mostrando um design moderno e mais acessível, além de adaptado às necessidades de mobilidade urbana atual. As primeiras fotos, publicadas originalmente no X (Twitter) pelo utilizador @chateaufiesta, destacam o interior renovado das carruagens, que prometem proporcionar uma experiência mais confortável e eficiente para os passageiros.

Interior da nova carruagem do @metro_lisboa pic.twitter.com/JE8qoPoDot

— Nuno Alexandre (@chateaufiesta) 16 de setembro de 2024

Mais recentemente, o Metropolitano de Lisboa anunciou nas redes sociais esta modernização dos seus serviços. No que toca ao lançamento, a previsão é que as novas carroçarias comecem a operar no primeiro trimestre de 2025.

Ontem, nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade contámos com a visita do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz e a Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias para conhecer a nova Unidade Tripla ML 20 🙌Com as novas carruagens, os… pic.twitter.com/GbhTXpRyWm

— Metropolitano de Lisboa (@metro_lisboa) 17 de setembro de 2024

Uma modernização há muito esperada

Metro lisboa 2025 img 1
Crédito: Metropolitano de Lisboa no Instagram

O layout das novas carruagens segue uma estética funcional e minimalista, com bancos de cores vivas semelhantes às dos vagões atuais (mas sem os assentos de pano) distribuídos de maneira organizada, permitindo um melhor fluxo de passageiros.

Nesta imagem, partilhada na conta oficial do Metropolitano de Lisboa, notamos a diferente disposição dos assentos que resulta num amplo espaço interno. A ausência de barreiras físicas entre as carruagens proporciona um ambiente mais aberto, e a altura do teto, juntamente com o sistema de iluminação, cria uma notável sensação de amplitude.

Compromisso com acessibilidade

Metro 2025 img 2
Crédito: @chateaufiesta no X

Outro ponto relevante destas novas carruagens é o seu compromisso com a acessibilidade. Nesta imagem, notamos uma área reservada para passageiros com mobilidade reduzida, com assentos dobráveis e espaço destinado a cadeiras de rodas. O chão encontra-se, inclusive, devidamente marcado com sinais indicativos para quem circular dentro da carruagem.

Há muito que isto é considerado um passo crucial para tornar o Metro de Lisboa mais inclusivo para todos os utilizadores, aliado também às constantes complicações com os acessos por elevadores e escadas rolantes.

Transição para o digital

Metro 2025 img 3
Crédito: @chateaufiesta no X

Além disso, as imagens revelam uma inovação muito antecipada no sistema de informação aos passageiros, com painéis digitais que mostram as estações da linha atual e os detalhes de correspondência com outras linhas. Estes painéis são uma melhoria significativa à oferta atual, fornecendo informações em tempo real de maneira muito mais clara e acessível para aqueles que não dominam o transporte.

Com o foco em acessibilidade, conforto e tecnologia, o Metropolitano de Lisboa dá um passo importante para o futuro de um dos grandes pilares da mobilidade urbana na cidade. As novas carruagens prometem transformar a experiência de viagem dos lisboetas, oferecendo um meio de transporte mais inclusivo, espaçoso e intuitivo para todos os que dependem deste serviço diariamente.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.