iPhone e iPad dobráveis podem ter “seguro” contra quedas acidentais

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple está a tardar em entrar no segmento de equipamentos dobráveis, mas há muito que se sabe que a empresa está a trabalhar em simultâneo num smartphone e tablet de ecrã flexível.

Uma nova patente dá mais uma pista sobre os dispositivos. A documentação dá conta de uma nova e inovadora tecnologia que deteta quando os equipamentos estão em queda e que funciona como uma espécie de “seguro” para acidentes imprevistos.

iPhone e iPad dobráveis com nova tecnologia que deteta dispositivos em queda

Apple iPad
Rumores avançam que a Apple poderá estar também a trabalhar num iPad dobrável Crédito@Apple

De acordo com os rumores, a espera por um equipamento Apple dobrável vai ser ainda mais longa, uma vez que apenas em 2025 é que Cupertino pode lançar um dispositivo do género. Mas sabe-se que a marca está a trabalhar, em simultâneo, em dois equipamentos de ecrã flexível.

Agora, um pedido de patente dá mais pistas sobre os futuros iPhone e iPad dobráveis. Na documentação é descrita uma nova tecnologia que irá ser integrada em ambos os equipamentos e que funciona como uma espécie de “seguro” contra quedas.

Tudo porque deteta quando o equipamento está a cair, ativando um mecanismo que obriga o dispositivo a fechar-se para minimizar os danos provocados pelo acidente.

Nova patente Apple descreve o mecanismo dobrável motorizado

Na mesma documentação é explicado que dobrar o ecrã num ângulo inferior a 180 graus pode fornecer alguma proteção aos dispositivos em queda.

O pedido de patente tem o título explicativo de “dispositivo de exibição autorretrátil e técnicas para proteger o ecrã utilizando a deteção de queda” e refere-se então a um mecanismo dobrável motorizado que pode fechar parcial ou totalmente o equipamento, quando este cai a pique.

Na verdade, se a Apple avançar com esta tecnologia, é uma grande inovação para os equipamentos dobráveis. Recorde-se que estes são equipados com vidro ultrafino que é bastante vulnerável a acidentes. Esta seria uma forma de proteger os ecrãs e evitar “lesões” que ficam marcadas para todo o sempre.

Mas, tratando-se de um pedido de patente, nunca sabemos se a tecnologia vai ver a luz do dia, ainda para mais quando a Apple está a resistir tanto em entrar no segmento de equipamentos dobráveis…

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt