iPhone dobrável pode ter um atributo inovador e dispensar os botões físicos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple está a tardar em entrar no segmento de smartphones dobráveis, mas os rumores sobre um iPhone deste tipo multiplicam-se no mundo Web.

Foi agora descoberta mais uma patente que dá conta de um atributo inovador no iPhone dobrável que pode chegar isento de botões físicos.

iPhone dobrável com estrutura sensível ao toque

iPhone 14
Nova patente da Apple mostra como poderá ser um futuro smartphone dobrável da marca Crédito@Apple

A Apple ainda não apresentou um equipamento dobrável. Os utilizadores iOS aguardam pacientemente a entrada da empresa de Cupertino neste segmento, sendo que a líder deste mercado, Samsung, por vezes até faz campanhas de marketing a chamar a atenção para a ausência de um dobrável Apple.

Mas ainda que Cupertino tarde em entrar neste segmento de smartphones, os rumores sobre um iPhone dobrável não param de surgir. O site AppleInsider descobriu uma nova patente da empresa – designada por Electronic Devices With Display and Touch Sensor Structures – que dá mais algumas pistas sobre um iPhone dobrável.

Na documentação é mostrado que o modelo seria isento de botões físicos e que a sua estrutura lateral seria sensível ao toque. A ideia, de acordo com o referido site, é fazer uso da interface, mesmo quando o smartphone está dobrado.

Esclarece a Apple no pedido de patente: “Botões e outros dispositivos de entrada podem ser usados para recolher informações de um utilizador, mas esse tipo de dispositivo de entrada pode não ser tão conveniente e versátil quanto um sensor de toque. Às vezes, os monitores não são visíveis em certos ângulos e podem ser menores do que o desejado."

Por esta razão, a Apple quer incluir uma estrutura que permita controlar o modelo através do toque. Na mesma documentação, a empresa de Cupertino afirma que tanto a zona frontal como as laterais do terminal teriam uma camada de vidro, assim como uma camada sensível ao toque que pode ainda estender-se para o painel traseiro.

iPhone dobrável sem botões físicos

Com esta informação, supõe-se que a maior parte da estrutura do dispositivo será sensível ao toque e que vai permitir que o utilizador execute tarefas, sem abrir o ecrã. Dentro desta ideia, faz sentido que a Apple retire todos os botões físicos do modelo. Não só porque não são necessários, mas também porque podem criar “ruído” no design.

Tratando-se de uma patente é sempre difícil confirmar se este conceito irá chegar ao mercado. Mas se chegar, é bastante inovador e pode dar um novo fôlego do segmento de smartphones dobráveis.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt