iPhone com bateria removível? Apple parece não estar para aí virada

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

As leis mudaram e, a partir de 2027, todos os smartphones terão de ter baterias removíveis ou substituíveis. Isto é válido para todos os equipamentos móveis e não apenas na União Europeia. Mas irá a Apple respeitar esta norma?

Numa entrevista ao canal de YouTube ORBIT, o vice-presidente sénior da Apple, John Ternus, falou precisamente sobre baterias removíveis no iPhone. Para o executivo, tem de existir uma maneira segura e efetiva de trocar uma bateria, quando necessário.

iphone

Apple acredita que baterias removíveis podem potenciar falhas

“Parece haver um leve conflito entre durabilidade e facilidade de manutenção. Podes tornar um componente interno mais fácil de manter, tornando-o discreto e removível, mas isso, na verdade, adiciona um ponto potencial de falha”, começa por dizer o executivo.

“Ao usar os dados, podemos entender que partes do telefone precisam de ser arranjadas e que peças são realmente mais confiáveis para que nunca precisem de ser arranjadas. É sempre feito uma espécie de equilíbrio”, conclui.

O executivo dá como exemplo a certificação IP68 que torna os iPhone bastante resistentes à água. Com os adesivos e vedantes, isso “faz da abertura um processo um pouco mais difícil”. Como tal, “tem de existir um balanço".

Após estas declarações, fica a ideia de que a Apple não concorda com a norma de ter baterias removíveis nos smartphones. E é bom recordar que nunca houve um iPhone com bateria removível.

Resta agora saber qual será a abordagem da Apple e das outras fabricantes quando a data se aproximar.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.