iPhone 7 vs Galaxy S7 - Qual é o melhor topo de gama?

Margarida Moura
Margarida Moura
Tempo de leitura: 4 min.

Recentemente perguntaram-me qual era o melhor smartphone, se o Galaxy S7 ou o iPhone 7, contaram-me também que queriam comprar um smartphone e que estavam indecisos entre esses flagships.

Procuraram exaustivamente review's que o ajudassem, no entanto a investigação revelou-se inconclusiva. Por isso, este artigo surgiu com esse intuito, espero que te ajude também.

Design e Qualidade de Construção

O Samsung Galaxy S7 é um smartphone extremamente atraente, construído em metal e vidro com 142 x 70 x 8 mm e com peso de 152g.

Este Galaxy S7 está disponível em cinco cores: preto, branco, ouro, prata e ouro rosa. As bordas deste dispositivo são emolduradas em metal. Esta construção de vidro certamente parece atraente mas é mais frágil. Rapidamente quebra com uma queda mais azarada e não falemos das dedadas no vidro.

Relativamente ao iPhone 7, sabe-se que tem o mesmo design que o iPhone 6 e iPhone 6s. Com 7,1 mm, as faixas de antena são menos proeminentes do que no iPhone 6S. É um pouco menor do que o Samsung Galaxy S7.

No que toca à qualidade de construção este Apple iPhone 7 é de facto cativante, mostra-se metálico no seu todo e assenta bem na mão. A Apple oferece cinco opções de cores para seu novo smartphone: ouro, prata, ouro rosa, preto e preto brilhante. Todos são mate (sem brilho), excepto o Jet Black (Preto Brilhante).

Tanto o iPhone 7 como o Galaxy S7 são resistentes à água. O iPhone 7 tem certificação IP67, o que significa que ele pode estar dentro de água. O Galaxy S7, por sua vez, tem certificação IP68. No entanto é preciso ter mais cuidado pois não é tão resistente ou robusto.

o Apple iPhone 7 dar-te-á uma qualidade suprema no que toca a multi-tasking ou exigência gráfica. Aqui, o iOS é o claro vencedor e quem tem um iPhone sabe disto mas já vamos falar do software.

iPhone 7 vs Galaxy S7- Software

O Samsung Galaxy S7 utilizava (e ainda utiliza em muitos casos) o software Android 6 Marshmallow. Esta era a versão mais recente, até que o Google anunciou o Android 7.0 Nougat no verão.

O Marshmallow foi uma actualização bastante incremental, acrescentando pequenas melhorias, como o redesenhar da UI (interface gráfica) e optimizações de vida da bateria (autonomia).

Agora, o Samsung Galaxy S7 já está a receber o Android 7.0 Nougat e, apesar de algumas unidades apresentarem uma quebra de 10% na duração de bateria, este bug deverá ser corrigido o quanto antes.

O iPhone 7 da Apple, por comparação, é executado no software iOS 10 da Apple. Aqui, o iPhone 7 tem a vantagem de ter sido concebido inteiramente em torno deste software. Todo o seu hardware foi concebido para tirar o máximo proveito do software e vice-versa.

No que toca ao User Interface (UI) depende se estas acostumado ao iOS. O Sistema Operativo da Apple consegue ser o extremo. Perfeito para quem gosta, um pesadelo para quem prefere a liberdade, personalização e a aventura que é o Android.

O iPhone é mais vantajoso ou gratificante para quem tem um computador Mac pela convergência do software. Há uma sincronização quase perfeita entre smartphone e PC, o ecossistema Apple.

iPhone 7 vs Galaxy S7- Especificações

Quando a especificações, o Samsung Galaxy S7 conta com o processador Exynos 8890, 4GB de RAM, 32GB de memória interna com possibilidade de expansão via MicroSD, e para os mais curiosos, sensor Sony na câmara de 12MP traseira.

Na parte frontal encontraremos um ecrã de 5.1 polegadas com resolução Quad-HD e tecnologia Super AMOLED que te dará uma saturação fenomenal. Para quem gosta de cores incríveis (quiçá pouco naturais), o Samsung Galaxy S7 é o smartphone ideal.

O Apple iPhone 7 tem uma excelente qualidade fotográfica, porém, continua abaixo do rival Galaxy S7. As fotografias mostram uma certa palidez pouco desejada para quem quer relembrar um momento inesquecível.

A câmara frontal é de 7MP e em situações com boa luz ficarás bastante satisfeito com os resultados, já em situações de pouca luz nem o “flash de ecrã” ajuda e por isso fica um pouco a desejar.

Por último a bateria do Samsung é de 3000 mAh enquanto que do iphone é de 1960 mAh. Números bem diferentes mas que produzem uma autonomia semelhante. Mais uma vez, o iOS consegue fazer maravilhas. Apesar disto, em última análise o Galaxy S7 é o smartphone com melhor autonomia de bateria.

Conclusão

Após esta análise, na minha opinião, concluo que o Samsung Galaxy S7 é o vencedor, pois tem uma melhor câmara, bateria e performance que o iPhone 7. Ele é praticamente igual ao iPhone 6 e iPhone 6s, se já tiveres este último não compensa comprar o mais recente.

Se quiseres comprar um destes smartphone's da marca sul-coreana, espera pelo novo Samsung Galaxy S8 que deve sair para o mercado em meados de Março.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Mi MIX II já está a ser preparado! Eis o que já sabemos

Foram confirmadas oficialmente mais duas características do LG G6

Samsung revelará data de lançamento do Galaxy S8 na MWC