Alguns rumores avançam que os modelos mais avançados do iPhone 17 podem chegar equipados já com um chip baseado no processo de 2 nm.
Tal como o site Phone Arena explica, os terminais base do novo smartphone da Apple podem ter um processador ainda no processo de 3nm, mas os modelos Pro podem já chegar com esta atualização significativa. Mas a Apple não é a única a abraçar o novo chip de 2 nm com a Samsung já a preparar a resposta para a sua série Galaxy S26.
TSMC começa a produzir chips de 2 nm ainda este ano

Parece que tudo está dependente do tempo disponível e capacidade de produção da TSMC. Segundo o site Dgitimes, a fabricante de chips e fornecedora da Apple, vai começar a produção em massa dos seus chips de 2 nm no segundo semestre deste ano.
Ora se a capacidade de produção der conta do recado e o chip preencher todos os requisitos de qualidade exigidos pela Apple, é possível que os modelos Pro do iPhone 17 cheguem então já com este chip integrado.
Ainda de acordo com o site Digitimes, é também provável que um modelo base esteja equipado com o novo chip baseado em 2 nm. Tudo indica que seja o novo modelo Slim iPhone 17 Air.
Mas ainda que a TSMC vá começar daqui a pouco tempo a produção em massa dos novos processadores, a sua capacidade de os fabricar vai ainda ser limitada. E essa é a razão para os modelos base do iPhone 17 não integrarem o tão desejável chip.
Samsung prepara resposta com o seu chip Exynos
Mas parece que a Samsung está também já a abraçar o novo processo de fabrico de 2 nm. Conforme noticiado ontem pelo 4gnews, a gigante sul-coreana pode ser a primeira do universo Android a apresentar um processador de 2 nm no mercado.
E a surpresa é que o chip de 2 nm da Samsung será o seu processador proprietário Exynos.
Recorde-se que os chips baseados no processo de 2 nm vão fornecer um desempenho mais poderoso e uma eficiência energética bastante melhorada.
Mas se o tempo está a favor da Samsung para preparar a integração do novo chip nos seus modelos, para a Apple a história é diferente. Quanto mais depressa a TSMC começar a produção em massa do seu processador de 2 nm, maiores são as hipóteses do iPhone 17 o exibir.