iPhone 16 poderá ter design inspirado no iPhone X

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O processo de desenvolvimento do iPhone 16 prossegue no seio da Apple e com isso surgem mais rumores sobre o que estes modelos trarão para o mercado. Desta feita, o tema volta a ser o seu design, em particular a disposição das suas câmaras traseiras.

Segundo aponta a MacRumors, um dos protótipos em desenvolvimento apresenta um módulo para a câmara traseira similar ao utilizado no iPhone X. Isto significa que a Apple voltará a dispor as câmaras traseiras dos seus smartphones verticalmente.

É importante sublinhar que esta decisão aplicar-se-á apenas aos iPhone 16 e iPhone 16 Plus. Assim sendo, estes modelos apresentarão as suas câmaras albergadas num módulo vertical em forma de comprimido.

iPhone X
Esta é a traseira do iPhone X

Vídeo espacial é a razão para a mudança no alinhamento das câmaras dos iPhone 16

Este "recuo" no alinhamento das câmaras para o iPhone 16 tem um propósito. Ao que tudo indica, é necessário alinhar verticalmente as câmaras destes smartphones para que possam gravar vídeo espacial.

Esta é uma funcionalidade que, por enquanto, encontra-se apenas disponível nos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Mas com o Vision Pro prestes a chegar ao mercado, a Apple que dotar os iPhone 16 de ferramentas que permitam a gravação de vídeo espacial para posteriormente pode ser reproduzido no seu gadget de Realidade Mista.

A câmara dos iPhone 16 e iPhone 16 Plus contará a ser composta por um sensor principal e um sensor grande angular. O que mudará nesta geração será efetivamente a disposição destas lentes na traseira do smartphone.

A corroborar esta tese está uma das últimas publicações na rede social X de Majin Bu. Este partilhou ilustrações dos iPhone 16 com um alinhamento das câmaras semelhante ao apontado agora pela MacRumors.

iPhone 16 new information (Rumor)The size of the 16 Pro models, while many other sources are saying that the size has increased, I am seeing that the 16 Pro Max will have no change, at least that is what I am currently seeing. With no accurate measurements, I cannot guarantee,… pic.twitter.com/uUJjMVikK9

— Majin Bu (@MajinBuOfficial) 4 de fevereiro de 2024

Além disso, ele refere que os últimos protótipos conta com um botão de ação mecânico menor e um botão para o obturador da câmara. O último será sensível à pressão para trazer mais funcionalidades aos utilizadores.

Com efeito, um toque mais leve fará com que a câmara foque, ao passo que um toque mais firme tirará uma fotografia ou iniciará a gravação de vídeo. Já se os utilizadores deslizarem o seu dedo no botão, isso fará com que o zoom da câmara altere em conformidade.

iPhone 16: tudo o que já sabemos (lançamento, preço e características)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.