iPhone 15 Ultra será o novo Rei da fotografia com este trunfo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em setembro ficaremos a conhecer oficialmente os Apple iPhone 15. Até lá, os rumores, fugas de informação e especulação mantém as notícias a fluir com novos detalhes a chegarem gradualmente à Internet. Agora, versamos sobre o Apple iPhone 15 Ultra, o possível flagship da tecnológica de Cupertino para 2023.

A própria existência de um modelo Ultra é, na minha opinião, algo arrojada ainda que não totalmente rebuscada. O precedente? O Apple Watch Ultra com um modelo francamente superior, mas extraordinariamente mais oneroso que os demais modelos. Poderá o mesmo suceder com a gama de telefones? Sim, facilmente.

Chega para lá Samsung, o "Rei do zoom" será o iPhone 15 Ultra

Até ao momento são escassas as provas bem fundamentadas que podemos acrescentar à lista de factos a favor da sua existência. No entanto, temos agora uma nova fuga de informação a dar conta de uma câmara fotográfica extra para o modelo Ultra. Mais concretamente, uma câmara telefoto com ampliação ótica da imagem.

Importa frisar que esta é uma das áreas em que as fabricantes de dispositivos móveis mais batalham atualmente. Isto dito, vejo como plausível a integração de um novo sensor e novas óticas capazes de uma ampliação ótica da imagem.

iPhone 15 Ultra aposta tudo na ampliação ótica (zoom) das câmaras

Apple iPHone 15

De momento, o atual recordista nas capacidades de ampliação ótica é o Samsung Galaxy S23 Ultra, com um sensor de 10 MP com ampliação ótica de 3x, outro sensor com 10 MP e ampliação de 10 vezes.

Por outro lado, o atual iPhone 14 Pro Max tem uma única câmara com ampliação ótica de 3 vezes, estando bastante aquém dos principais rivais no campo Android.

Note-se também que os primeiros rumores sobre o Samsung Galaxy S24 Ultra dão conta de mais otimizações e melhorias no quesito da imagem e capacidades de ampliação. Ao que tudo indica, teremos uma câmara com ampliação variável, permitindo-lhe libertar uma das câmaras.

Prioridade da Apple permanecerá na fotografia e captação de vídeo

iPhone 15 Pro and iPhone 15 ProMax :✅ 6.1" and 6.7" 120Hz Display with ultra thin curved bezels, Dynamic island✅ Titanium frame , Solid state buttons✅ 3nm A17 SoC ,upto 8GB RAM✅ WiFi 6E, USB C 3.2✅ Dark Red color✅ Improved LiDAR✅ Periscope lens : 6X/8X Optical zoom pic.twitter.com/az9DZbREh2

— Debayan Roy (Gadgetsdata) (@Gadgetsdata) 9 de abril de 2023

Isto dito, uma câmara fotográfica cujas óticas conseguem alternar entre vários pontos / graus de ampliação virão dar mais versatilidade aos dispositivo móveis. Seja o Apple iPhone 15 Ultra, ou o Samsung Galaxy S24 Ultra, acredito que seja efetivamente nas câmaras onde resida a principal melhoria.

Teremos, claro está, a possibilidade de alternar entre a ampliação ótica e ampliação digital - zoom híbrido. Algo que também a Sony tem trabalhado com os seus smartphones de topo, o Xperia 1IV, por exemplo.

Ao que tudo indica, poderemos ter uma transição suave e gradual entre os vários estágios do zoom para ampliar, ou afastar do objeto a captar com bastante comodidade. Agora, resta saber exatamente como a Apple poderá integrar esta tecnologia nos seus iPhone 15 Pro.

Até setembro, porém, temos bastante tempo para ficar a par das novidades e fugas de informação sobre os dispositivos Apple. Até lá, permanecemos atentos aos desígnios da tecnológica de Cupertino para o mercado mobile.

iPhone 15 Ultra Concept! What are your thoughts guys ?Concept #antder pic.twitter.com/ythhl8iDEV

— Sharon Bava (@Sharon_Bava) 9 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.