A Apple pode mudar as limitações nas velocidades de carregamento sem fios dos seus smartphones com o lançamento dos iPhone 15. Segundo nova previsão, as velocidades máximas de 15 W passarão a estar disponíveis em qualquer carregador sem fios.
Caso este rumor se confirme, será uma mudança de estratégia da Apple, marcando uma maior abertura da empresa a alternativas aos seus acessórios certificados. Um cenário que pode deixar muitos leitores desconfiados.
Apple iPhone 15 suportará carregamento sem fios a 15 W mesmo sem MagSafe
Esta informação surgiu recentemente na rede social chinesa Weibo e difundida por "yeux1122" no blog Naver. Segundo o seu relato, a Apple desbloqueará todo o potencial da sua tecnologia de carregamento sem fios mesmo em carregadores não MagSafe.
Atualmente, a Apple já permite carregamento sem fios de 15 W, mas apenas quando utilizados carregadores com certificação oficial MagSafe. Os demais com padrão Qi estão limitados a velocidades de 7,5 W.
Isto tudo poderá mudar com o lançamento dos iPhone 15 se este rumor se confirmar. Caso isso suceda, qualquer carregador sem fios Qi que tenhas em casa ou no trabalho poderá carregar o teu smartphone a 15 W.
É natural que olhes para este rumor com alguma desconfiança perante as estratégias tradicionais da Apple. Ela costuma colocar limitações a acessórios não oficiais como incentivo à compra de acessórios oficiais de onde a empresa tira a sua fatia dos lucros.
Caso a Apple abra o carregamento sem fios de 15 W a todos os carregadores, deixará de existir esse incentivo à compra dos acessórios oficiais. Mas há um pormenor que poderá ajudar a explicar esta medida.
Recentemente, a entidade que regula a tecnologia de carregamento sem fios (WPC) anunciou o padrão Qi2. Este conta com um perfil de energia magnética que ajudará os carregadores a estarem perfeitamente alinhados com as bobines dos smartphones, tal como acontece no MagSafe.
Os primeiros carregadores com suporte a esta tecnologia devem chegar ao mercado no final de 2023. Esta poderá ser a razão que levará a Apple a tomar esta decisão que surge em sentido oposto às limitações esperadas para a implementação da entrada USB-C nos iPhone 15.
Editores 4gnews recomendam: