iPhone 15 terá entrada USB-C com suporte para esta desejada tecnologia

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Restam poucas dúvidas de que a nova geração de smartphones iPhone 15 irá finalmente adotar a entrada USB-C. A questão reside nas velocidades que esta entrada oferecerá e de que modo irá a Apple diferenciar os seus equipamentos.

Graças à publicação ChargerLAB, fica praticamente confirmada o suporte ao protocolo Thunderbolt na entrada USB-C dos novos iPhone 15. Resta, no entanto, perceber quais os modelos destes smartphones com suporte para esta tecnologia.

iPhone 15 terão suporte para o protocolo Thunderbolt

Em causa estão imagens dos sockets USB-C que, ao que tudo indica, serão utilizados na construção dos iPhone 15. Numa análise mais aprofundada a estes componentes, os especialistas da ChargerLAB notaram a presença de um componente que indicia a presença do protocolo Tunderbolt.

iPhone 15 USB-C

Falo de um chip Retimer cujo propósito é a reconstrução de sinal e redução de intermitências de sinal. Tal como aponta a fonte, este componente é frequentemente utilizado em produtos com entradas Thunderbolt.

Este é o mais recente indício do suporte a esta tecnologia nos iPhone 15. Contudo, ainda não é certo se todos os modelos da família iPhone 15 contarão com a mesma tecnologia na sua entrada USB-C.

iPhone 15 USB-C

Tal como aponta a ChargerLAB, é possível que o protocolo Thunderbolt seja aplicado apenas nos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Os demais modelos contarão com uma versão menos potente dessa entrada, tal como sugerem vários rumores.

Quais as vantagens desta tecnologia para o utilizador?

A adoção do protocolo Thunderbolt na entrada USB-C dos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max será benéfica, acima de tudo, na questão das velocidades de transferência de dados. Será um salto significativo face aos modelos atuais.

O protocolo Lightining, utilizado atualmente pela Apple, baseia-se no USB 2.0 e fornece transferência de dados com velocidades de até 480 Mbps. Já o protocolo Thunderbolt oferece velocidades de transferência de dados na ordem dos 40 Gbps.

Além disso, o protocolo Thunderbolt suporta a entrada e saída de energia com maior potência. Ou seja, permitirá ainda à Apple aumentar a velocidade de carregamento dos seus smartphones.

Em suma, a utilização do protocolo Thunderbolt trará vários benefícios para todos os utilizadores dos novos smartphones da Apple. Resta agora confirmar se o mesmo será aplicado em todos os modelos a serem lançados no próximo mês.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.