iPhone 15: mesmo com as novidades incríveis pode encontrar resistência no mercado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, será a 13 de setembro que a Apple vai realizar o evento de apresentação da nova geração do seu smartphone icónico.

Mas ainda que o iPhone 15 traga consigo atualizações incríveis e há muito esperadas pode encontrar resistência no mercado.

Apple terá de ultrapassar a desaceleração no mercado de smartphones

Imagem de grupo iPhone 14
O mercado norte-americano de smartphones está em queda o que prejudica a Apple Crédito@Apple

A 13 de setembro, a Apple vai apresentar a nova geração iPhone 15 que, espera-se, tenha atualizações significativas. Os modelos mais avançados, por exemplo, vão contar com o primeiro processador baseado no processo de 3 nm a chegar ao mercado.

Mais: todos os modelos vão também contar agora com a entrada universal USB Tipo-C e com melhorias nas câmaras, sendo que o iPhone 15 Pro Max pode integrar finalmente um sensor periscópio.

Mas apesar destas atualizações significativas, a empresa de Cupertino pode encontrar alguma resistência no mercado. Quem o diz é Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, que aponta como principal dificuldade “o declínio do mercado norte-americano de smartphones nos últimos dois trimestre deste ano”.

De acordo com o conhecido jornalista, a Apple terá de fazer um esforço grande e convincente para convencer os utilizadores dos EUA a comprarem qualquer um dos modelos da nova geração iPhone 15.

Ainda que a Apple, neste cenário de desaceleração do mercado, se tenha mostrado mais resiliente que a sua concorrência, no último trimestre registou uma queda de 2,4% nas vendas do seu smartphone de topo.

Esta queda terá ficado a dever-se não só a esta desaceleração do mercado, mas também ao facto de os utilizadores preferirem aguardar pelo lançamento de uma nova geração do iPhone para substituir o modelo em uso.

Mas apesar de falar na resistência que o iPhone 15 vai encontrar quando chegar ao mercado, Mark Gurman afirma que esta geração não deverá ter dificuldades em mostrar crescimento ano a ano, especialmente face aos dados registados pelo iPhone 14. Tudo porque esta geração enfrentou dificuldades críticas na linha de produção, devido aos constrangimentos na cadeia de fornecimento de componentes.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt