iPhone 15 e iPhone 15 Plus: tudo o que sabemos sobre as suas novidades

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

É já na próxima terça-feira, 12 de setembro, que a Apple vai apresentar a nova geração do seu smartphone icónico.

Ainda que as atenções possam concentrar-se nos modelos mais avançados, tanto o iPhone 15 como o 15 Plus vão chegar com muitas novidades. Neste artigo fazemos-te um resumo de tudo o que sabemos até agora.

Design: painel traseiro pode ser diferente

imagem em grupo dos iPhone 14 e iPhone 14 Pro
Este ano, os modelos base do iPhone 15 vão chegar com várias novidades Crédito@Apple

Os modelos base do iPhone 15 vão exibir um design semelhante à geração anterior, no entanto alguns rumores apontam para que haja aqui uma novidade.

Nesta nova geração, os terminais podem contar com um painel traseiro em vidro fosco que, até agora, estava reservado para os modelos mais avançados.

Já a estrutura será feita em alumínio e o botão mute vai estar localizado na lateral esquerda do dispositivo.

Ecrã com Dynamic Island

De acordo com as informações divulgadas, os dois modelos vão apresentar um ecrã igual ao da geração anterior. O iPhone 15 um painel Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas com 2532x1170 pixéis de resolução e o iPhone 15 Plus um Super Retina XDR OLED com 6,7 polegadas e 2778x1284 pixéis.

Ainda não é desta que estes modelos vão ser equipados com tecnologia ProMotion, por isso vão apresentar uma taxa de atualização de 60 Hz.

A grande novidade é que a funcionalidade Dynamic Island vai chegar aos novos modelos base do iPhone 15. Recorde-se que este é um elemento interativo que pode exibir várias informações como alertas, notificações, controlos de música, autenticação Face ID, entre outras funcionalidades.

Mais desempenho, mas com processador “antigo”

Os dois modelos base vão ser alimentados pelo processador A16 Bionic. É uma atualização face aos seus antecessores e, por essa razão, vão fornecer um aumento no desempenho. Mas é preciso não esquecer que este não é um processador novo, visto que foi apresentado já no ano passado como o “coração” do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max.

Com todas as salvaguardas feitas, é esperado que os dois modelos base apresentem melhorias tanto no seu desempenho geral, como na sua eficiência energética.

Aumento no tamanho da bateria e (finalmente) a entrada USB-C

Comecemos pelo óbvio. Parece que será a geração iPhone 15 a primeira a ser equipada com a entrada universal USB Tipo-C. Dizem os rumores que todos os modelos da série vão contar com esta funcionalidade, mas que pode haver diferenças nas velocidades de carregamento e transferências, sendo que os terminais base vão ter os valores mais baixos.

Outra das novidades é a atualização da bateria em ambos os modelos. O iPhone 15 será alimentado por uma unidade de 3.877 mAh enquanto o Plus terá uma bateria de 4.912 mAh. Tal significa um aumento da bateria de 18% no modelo base e 13,6% no modelo Plus. Bateria maior significa (claro) mais autonomia.

Câmara assinala a chegada do sensor de 48 megapixéis

Uma das maiores novidades presente nos novos modelos base será o sensor primário com 48 megapixéis. Esta é uma atualização significativa face aos modelos anteriores que contam com um sensor de 12 megapixéis.

Preços a começar nos 799 dólares

Muito se tem especulado sobre os preços dos novos terminais iPhone 15. A maior parte dos rumores sugere um aumento dos preços iniciais face à geração anterior.

Espera-se que o iPhone 15 tenha um custo a começar nos 799 dólares enquanto o modelo Plus começa nos 899 dólares. Numa conversão direta da moeda estamos a falar de valores entre os 745 euros e os 840 euros.

Na Europa, os valores vão chegar mais caros, não só devido às questões relacionadas com a logística de transporte e distribuição, como também devido aos impostos e taxas em vigor.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt